Uma comitiva da Coligação Democrática Unitária, composta por Torcato Ribeiro, eleito na Assembleia Municipal de Guimarães e Mariana Silva, da comissão executiva do Partido Ecologista Os Verdes, reuniu com a PSP no sentido de discutir aspectos sobre a segurança no concelho de Guimarães e a possibilidade da instalação de vídeo-vigilância nas ruas da cidade.
“É necessário sobretudo garantir que os meios humanos e materiais necessários estão à disposição daqueles que diariamente se dedicam à segurança dos vimaranenses.”
O elemento que a CDU destaca deste encontro é a confirmação de que os números acerca da segurança em Guimarães demonstram que vivemos numa cidade segura, em que os casos de criminalidade sofreram um decréscimo. “Nesse sentido, o trabalho efectuado por estes efectivos de segurança pública é de valorizar e, por isso, é necessário sobretudo garantir que os meios humanos e materiais necessários estão à disposição daqueles que diariamente se dedicam à segurança dos vimaranenses e de quem visita o concelho”, declaram em comunicado.
A CDU reitera que uma matéria como a segurança pública não pode ser utilizada com objectivos de afirmação política, com o agigantamento de casos isolados e a instrumentalização da percepção de insegurança que possa existir. Os comunistas defendem que este tema reclama uma atenção cuidada e um debate sério e objectivo. Tal não se tem verificado. “Os presidentes de Câmara de Braga, Guimarães e de Vila Nova de Famalicão já fizeram diversos anúncios sobre esta matéria mas tão-pouco houve ainda discussão em sede de reuniões dos executivos e assembleias municipais”, denunciam.
A CDU aponta, ainda, que “não é conhecido qualquer estudo que fundamente esta opção, ponderando se há mais benefícios ou malefícios resultantes da implementação de um sistema deste tipo e sobre a sua real eficácia”.
Para a coligação, o debate a realizar implica a avaliação do reforço que se impõe concretizar dos meios materiais e humanos que PSP e GNR têm ao dispor, seja o número de efectivos, as suas condições de trabalho e carreiras, viaturas disponíveis e instalações. Realçam a importância de se considerar, também, os termos da legislação que se relaciona com zonas de diversão nocturna e a sua aplicação nestes concelhos e o envolvimento da Comissão Nacional de Protecção de Dados e outros organismos cujas competências se relacionam com esta questão.
A CDU entende que é importante ter uma visão integrada da segurança pública, envolvendo as comunidades, reforçando o policiamento de proximidade, os serviços públicos e o apoio social às populações.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.