8.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Março 27, 2025

Câmara: “PS tira o tapete ao presidente”, acusa vereador do PSD sobre Metrobus

Economia

A Câmara Municipal divulgou a semana passada, mais pormenores sobre o Metrobus e a sua ligação a Braga.

O vereador do PSD, Ricardo Araújo, criou a expectativa de que um relatório mais preciso fosse apresentado na reunião quinzenal, desta manhã. E não uma apresentação “aos bocadinhos”, sobre o traçado, custos, vantagens.

PUB

O presidente declarou que o fará, na próxima reunião – ou até antes, em função da disponibilidade das pessoas envolvidas nesse estudo, antecipando a próxima reunião.

Perante este cenário o vereador do PSD pediu ao presidente que “não ficasse refém do seu partido (PS)”, lembrando a posição passada na última reunião da Assembleia Municipal, de abstenção, em relação a uma moção que “aprovava” a opção pelo Metrobus.

“Não sou refém de ninguém, nem do PS, nem do PSD ou de instituição alguma.”

“Ao presidente da Câmara ninguém tira o poder nem lhe rói a corda” – atalhou Domingos Bragança que acentuou: “não sou refém de ninguém, nem do PS, nem do PSD ou de instituição alguma”.

Domingos Bragança (presidente CMG) e Ricardo Araújo (vereador PSD). © GA!

Ricardo Araújo fez um “apelo” para que “fosse dada continuidade ao projecto”, lamentando que “o PS tenha comprometido o consenso político existente” sobre este modo de transporte para ligar à Alta Velocidade, “um sinal do desnorte do PS Guimarães” que “compromete os interesses do concelho”, fazendo continuamente “contra-vapor ao que foi decidido na Câmara”.

Domingos Bragança reiterou o seu entendimento de que “este é um projecto estratégico para o Município” que dará acesso à Alta Velocidade, oferecendo “uma alternativa de transporte público ao uso do automóvel, fiável, confortável e com soluções energéticas à base do hidrogénio” menos poluentes.

“Se não estivermos unidos… tudo se complicará.”

Advertiu que “se não estivermos unidos… tudo se complicará”, alertando para mais atrasos na concepção e construção daquela infra-estrutura.

Ficou evidente que “esteja em que estado estiver”, o executivo ficará a conhecer mais pormenores sobre o projecto, cujo canal está mais ou menos evidente na carta topográfica, como um canal dedicado que pode ou não prever uma nova ligação sobre o rio Ave, à entrada de Caldelas.

Ricardo Araújo insistiu e mostrou-se “verdadeiramente perplexo, com o rol de críticas públicas que o Partido Socialista faz na praça pública, a um presidente da Câmara da sua cor política”. E que “lhe tira o tapete” – salientou.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias