O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda deu entrada de uma pergunta ao Governo sobre o encerramento do serviço de ginecologia/obstetrícia no Hospital de Braga.
O Hospital de Braga, com mais de 3300 trabalhadores, presta cuidados de saúde a cerca de 1.2 milhões de pessoas dos distritos de Braga e Viana do Castelo. De acordo com os dados do próprio hospital, realizam-se, em média, oito partos por dia no Hospital de Braga.
Há alguns meses, o Hospital de Braga deparou-se com dificuldades para assegurar em permanência o serviço de urgência de obstetrícia, situação que entretanto foi ultrapassada. No entanto, de acordo com informações divulgadas, durante o mês de Agosto de 2023, esta urgência voltará a encerrar.
“Uma ocorrência grave, que causa profunda instabilidade às mulheres grávidas.”
Para o Bloco, o encerramento do serviço de urgência de obstetrícia do Hospital de Braga é “uma ocorrência grave, que causa profunda instabilidade às mulheres grávidas”. O partido refere que tal encerramento não está, nem nunca esteve, contemplado no plano Nascer em Segurança, amplamente divulgado pelo Governo e pela direcção executiva do SNS como um garante de estabilidade. Tal plano, que já vaticinava o encerramento de 11 maternidades pelo país fora, mostra “estar desajustado e desactualizado, assim como a estratégia do Governo que apenas introduz mais instabilidade no SNS”, afirma o BE.
Reconhecendo o trabalho que tem vindo a ser feito por parte do Hospital de Braga para ultrapassar as dificuldades relacionadas com o serviço de obstetrícia, o Bloco de Esquerda exorta as entidades competentes para que seja encontrada uma solução capaz, urgente e permanente que permita assegurar o funcionamento do serviço de obstetrícia com continuidade e sem constantes percalços.
O partido considera que esta situação “deixa ficar bem claro, mais uma vez, como é tão fundamental investir no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos seus trabalhadores, assegurando carreiras, horários e salários condignos a todos os seus profissionais”.
O Bloco quer saber qual a razão para o encerramento da urgência de obstetrícia do Hospital de Braga ao longo do mês de Agosto e o que planeia o Governo fazer para que não haja interrupção no funcionamento do serviço de obstetrícia do Hospital de Braga durante o mês de Agosto de 2023.
Na pergunta endereçada ao Governo os deputados questionam o que é feito do plano Nascer em Segurança, onde não se previa o encerramento deste serviço, e como pensa o Governo lidar com a instabilidade que está a causar nas populações e, em particular, nas grávidas.
Por último, para assegurar o normal funcionamento e escalas de trabalho do serviço de urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Braga, interrogam quantos médicos, enfermeiros, auxiliares seriam necessários para assegurar o serviço.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.