É o quarto entre os 25 numa lista onde também figura Pedro Silva Pereira (16º) e que tem à cabeça o deputado belga Johan Van Overtveldt (ECR).
O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Verde tem ganho influência no Parlamento Europeu (PE), desde que foi eleito. No índice da influência da União Europeia (UE), o deputado do PSD está na frente de todos os deputados portugueses e muito à frente de uma enorme lista que representam os 27 países da Europa.
O BWC EU Influence Index é um ranking de membros do Parlamento Europeu que mede a influência dos eurodeputados.
A diversos níveis: desde a influência parlamentar em que a capacidade do decisor político para influenciar a legislação, é capaz de moldar a agenda política, ganhar votos e garantir posições de poder institucional.
Esta dimensão de influencer inclui dados relacionados com a liderança: incluindo posições de influência no que respeita à coordenação do grupo e à mesa parlamentar; de engagement onde se mede a actividade geral e colaboração, incluindo funções ou presença em reuniões fora da agenda parlamentar; o trabalho legislativo, em que se avalia a capacidade de dar forma a um acto legislativo específico; e, por fim, a experiência com a antiguidade em anos de serviço no parlamento, a ser um posto, e incluindo cargos formais ocupados em legislaturas anteriores.
O índice de influência BCW utiliza uma metodologia única baseada em dados para medir quais os decisores políticos europeus que exercem maior influência e oferece novas perspectivas para as eleições para o Parlamento Europeu que se realizam em 2024.
O BCW Influence Index reúne e analisa uma vasta gama de dados com base num conjunto definido de métricas. Em média, foram recolhidos mais de 1 milhão de pontos de dados para determinar a influência parlamentar utilizando um procedimento estatístico – a Análise de Componentes Principais (ACP) – um método estatístico universalmente reconhecido para o cálculo de índices.
Neste índice José Manuel Fernandes ocupa a posição de ‘melhor classificado’ do PPE – o seu grupo parlamentar e onde se destaca o papel de liderança na política orçamental e económica da UE, incluindo nas discussões sobre o instrumento de recuperação da UE, o InvestEU, e novos recursos próprios da UE provenientes de impostos sobre o plástico ou do mercado do carbono de carbono, entre outros.
O BCW Influence Index salienta igualmente os papéis de liderança do eurodeputado, tanto na comissão dos orçamentos e na delegação do parlamento para as relações com o Brasil.
Há ainda mais conclusões a tirar do desempenho do deputado do PSD, quando se analisa a actividades dos deputados europeus pelo país que representam. Espanha, Alemanha e Portugal são os três países com melhor desempenho, enquanto a França, a Hungria e a Itália são os três países com pior desempenho, devido à sua grande percentagem de deputados não inscritos ou pertencentes a grupos políticos nos extremos do espectro político.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.