A nova estratégia foi apresentada hoje em Bragança, no Instituto Politécnico, e o presidente da CCDR-Norte falou sobre os desafios e prioridades de um Norte mais inovador.
Numa sessão que debateu a nova estratégia S3 NORTE 2027, António Cunha relembrou durante a sua intervenção que “no novo período de programação das políticas da União Europeia 2021-27, as estratégias de especialização inteligente e o seu modelo de governação constituem a única condição favorável para financiamento do Objectivo de Política 1, que inclui os apoios dos fundos da política de coesão nas áreas da investigação e desenvolvimento, inovação e de apoio às PME”.
Para cumprimento dessa condição favorável, a S3 NORTE 2027 foi aprovada em 30 de Dezembro de 2020 pelo Conselho Regional da CCDR-Norte, constando no capítulo 2 da Estratégia de Desenvolvimento do Norte para Período de Programação 2021-27 das Políticas da União Europeia (Norte 2030).
O presidente da CCDR-Norte explicou que “a implementação desta estratégia envolve três objectivos estratégicos: intensificação tecnológica da base produtiva; valorização económica de activos e recursos intensivos em território; melhoria do posicionamento competitivo à escala global”, acrescentado que a estes objectivos estratégicos “adicionam-se três objectivos transversais: acréscimo de qualificações de todos os segmentos da população; equidade vertical e horizontal no acesso a bens e serviços públicos de qualidade; e eficácia e eficiência do modelo de governação regional”.
António Cunha vincou ainda que “a estratégia regional de especialização inteligente tem como um dos seus principais instrumentos financiadores o Programa Regional Norte 2030”, dizendo estar previsto “um conjunto muito expressivo de apoios para a sua implementação, de cerca de mil milhões de euros de fundos, ou seja, quase um terço do programa regional”.
Entre outros, o evento contou com a participação de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
No novo período de programação das políticas da União Europeia 2021-27, as estratégias de especialização inteligente e o seu modelo de governação constituem a única condição favorável para financiamento do Objectivo de Política 1 que inclui os apoios ao desenvolvimento e reforço das capacidades de investigação e inovação e a adopção de tecnologias avançadas, bem como ao desenvolvimento de competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo.
A S3 NORTE 2027 identificou oito domínios prioritários de aposta regional onde existe massa crítica e definiu os respectivos racionais das políticas públicas para o período de programação 2021-27.
A implementação desta estratégia regional envolve três objectivos estratégicos: intensificação tecnológica da base produtiva; valorização económica de activos e recursos intensivos em território; melhoria do posicionamento competitivo à escala global. A estes objectivos estratégicos adicionam-se três objectivos transversais: acréscimo de qualificações de todos os segmentos da população; equidade vertical e horizontal no acesso a bens e serviços públicos de qualidade; e eficácia e eficiência do modelo de governação regional.
O modelo de governação da S3 NORTE 2027 assenta no Conselho Regional de Inovação do Norte e nas Plataformas Regionais de Especialização Inteligente em cada um domínios prioritários, envolvendo representantes do tecido empresarial, instituições de ensino superior, instituições de I&D e tecnológicas, clusters de competitividade, entidades públicas de planeamento e de gestão de políticas de inovação, entre outras entidades relevantes.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.