O salão têxtil Modtissimo que, hoje, abre as portas, no hall 5 da Exponor, em Matosinhos, vai mostrar cerca de 150 colecções em exposição, um número em muito semelhante à edição homóloga do ano anterior.
Registados até ao momento estão cerca de três mil visitantes, mas até Sexta-feira haverá mais visitantes profissionais.
“Queremos tornar o Modtissimo uma feira de referência na Europa para as marcas internacionais que procuram produção sustentável”, afirma Mário Jorge Machado, presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, entidade responsável pela organização da feira.
“A conjuntura é desafiante, mas acreditamos no valor desta feira e no seu potencial, queremos que cresça e se torne numa referência europeia”, realça Ana Dinis, directora geral daquela entidade.
Braz Costa, director geral do Citeve, que também é parte activa na dinamização do certame, mostra-se perfeitamente convencido que esta edição do Modtissimo representa a resiliência do sector. “A realização do Modtissimo mostra que o sector tem capacidade para lidar com as adversidades e está cá para o futuro. O Modtissimo tem capacidade para ser a montra das várias componentes do sector têxtil português e contribuir para afirmar o made in Portugal no estrangeiro”.
O representante do centro tecnológico para a indústria têxtil completa que “a sustentabilidade é uma parte muito importante da feira, pois é um desafio com o qual estamos a viver no momento”, mas também está a ser dada importância à penetração das empresas nos mercados de alta tecnicidade, nos mercados do luxo e à digitalização do sector.
O Secretário de Estado da Economia tem presença confirmada na Sexta-feira. A tecnologia e o conhecimento são pontos absolutamente estratégicos para o actual Governo.
João Rui Ferreira defende que “a indústria têxtil, um dos pilares históricos da nossa economia, demonstra uma notável capacidade de reinvenção através da inovação e sustentabilidade, alinhando-se com a visão do Governo para uma reindustrialização verde e inteligente que reposiciona Portugal como um centro de excelência produtiva na Europa”.
O Secretário de Estado estará ao longo de algumas horas a visitar as empresas expositoras, que muito têm contribuído para as exportações do país com os seus produtos de elevado valor acrescentado.
A Advantage Austria, organização oficial de promoção comercial da Áustria, confirmou esta semana a sua presença na abertura da feira, do conselheiro comercial Günther Schabhüttl.
O novo conselheiro comercial reunirá com a ATP no sentido de estreitar laços entre as duas entidades e ver a possibilidade de colaborações futuras.
Os Municípios de Guimarães, através do presidente da Câmara Domingos Bragança, e Vila Nova de Famalicão, através do vereador da Economia e Empreendedorismo Augusto Lima, também confirmaram passagem pela feira, em apoio às empresas dos seus concelhos.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.