A segunda edição já acabou: a ‘Gala Guimarães Marca’ foi a sua última página. Um momento em que se “celebrou” o labor de empresários e a importância das empresas – independentemente do seu tamanho – na criação da riqueza e no desenvolvimento das comunidades, na estabilidade social.
Os prémios abrangem categorias diversas e empresas de sectores industriais e de serviços distintos. E são atribuídos quando se regista a aderência de 100 empresas ao universo ‘Guimarães Marca’.
Uma distinção especial foi entregue a Albano de Abreu Coelho Lima, fundador da Lameirinho, reconhecido como empresário de excelência, um galardão individual para quem dedicou toda a sua vida à industria têxtil. E que depois dos 80 anos ainda continua a pisar o chão de fábrica da sua empresa e a saudar os trabalhadores.
Sobre a gala, defendeu que “esta noite é necessária para celebrar as empresas que criam emprego e os empresários que correm riscos e desbravam horizontes”.
“O reconhecimento do sucesso é uma expressão de gratidão.”
O presidente da Câmara, sublinhou a importância de reconhecer o esforço e o mérito do trabalho dos empresários vimaranenses que se distinguem nacional e internacionalmente e que são exemplo pela sua visão e resiliência. “O reconhecimento do sucesso é uma expressão de gratidão”, acentuou.
Visando o universo económico do concelho e os “enormes desafios” que se deparam aos empresários e que proporcionam também “enormes oportunidades”, Domingos Bragança falou do “wonderful world” em que vivemos, um tempo em que a ciência tem dado bastantes contributos para o aparecimento de novos produtos.
Falou igualmente da inovação colaborativa, dos novos produtos e dos novos materiais que proporcionam misturas e fazem com que se incorporem produtos naturais em fios; do eco-sistema científico (excepcional) que nos rodeia.
Reforçou a aposta na sustentabilidade, hoje, assumida pela generalidade da sociedade e das empresas e, também, como estratégia de contributo social. “É um bem essencial” – adiantou.
Aliciou os industriais a contribuirem para a diversificação industrial – no seio das próprias empresas – um apelo, mais uma vez declarado como podendo ser feita pelos empresários no activo.
“O tempo de fazer não passa por ninguém” – disse referindo-se ao exemplo de Albano de Abreu Coelho Lima e a todos os empresários que mostram resiliência e desenvolvem as suas empresas.
Foram entregues, os seguintes prémios ‘Guimarães Marca’:
- Investimento: Sebastião & Martins
- Qualificação: Interhigiene
- Inovação: Jordão
- Exportação: Amtrol-Alfa | Worthington Enterprises
- Internacionalização: Lameirinho
- Inclusão Social: Cândido José Rodrigues
- Sustentabilidade: JF Almeida
- Empresário de Excelência: Albano de Abreu Coelho Lima
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.