Em quatro dias, 57 empresas mostram, para compradores de todo o mundo excepto da Rússia e Japão, a essência do têxtil-lar.
A Pousada de Santa Marinha, na Costa, é o cenário ideal para o Guimarães Home Fashion Week. Em todos os espaços, halls, corredores e quartos, há expositores que exibem a qualidade do têxtil para a casa.
Ali está representado “um sector industrial pequeno mas com produtos de alta qualidade, que exportam para todo o mundo e são uma fonte de divisas para o país” – diz Maria Alberta Canizes, da Associação Home From Portugal.
O Guimarães Home Fashion Week é uma iniciativa que se repete numa parceria que envolve a Home From Portugal – que está para mudar a sua sede de Vila Nova de Cerveira para Guimarães – o Município e a ANITT-LAR.
Enquanto montra do têxtil-lar não tem como crescer mais porque ali se representam quase todas as empresas do sector. E que ganhou, segundo Maria Alberta Canizes adeptos em todo o mundo que já não prescindem de uma visita “ao berço do têxtil-lar”, uma vez por ano.
Esta acção comercial inversa – porque atraí compradores a Portugal – tem na Pousada da Costa, o seu local preferido e original em que a beleza interior da Pousada se enquadra com a beleza do têxtil-lar.
“Têm aqui a resposta ao que procuram e o que lhes dá confiança”.
“Temos sentido, de todo o mundo, um forte interesse neste evento, mesmo de países mais longínquos que nos visitam por conta própria, porque têm aqui a resposta ao que procuram e o que lhes dá confiança, incluindo para aqueles que compram em private label” – afirma Alberta Canizes.
Recorda que as empresas expositoras e as suas marcas evidenciam claramente “o melhor de um sector tradicional da nossa indústria que se modernizou e evoluiu tecnologicamente, investiu na qualidade do seu produto”, num Portugal que respeita as regras mais sagradas da produção com boas práticas sociais e ambientais.
📸 GA!
A indústria portuguesa de têxtil-lar também acompanhou as novas tendências ligadas à sustentabilidade, produzindo produtos mais ecológicos, certificados pelas normas internacionais mais exigentes, utilizando materiais naturais como o algodão e introduzindo até a economia circular no seu modo de fazer.
Para culminar, a evidência do têxtil-lar e a sua influência nos mercados internacionais, destaca-se a qualidade do serviço, por satisfazer com rapidez todos os pedidos dos clientes, envolvendo a sua modernização tecnológica como parte do processo de venda e comercialização e produção.
O têxtil-lar português também passou a cuidar melhor da propriedade intelectual das suas criações, defendendo os seus produtos com marcas próprias que vão evoluindo nos mercados europeus e outros, num processo que marca fortemente a excelência do têxtil-lar cujo berço em Portugal é Guimarães e num conceito mais alargado a região do Ave onde se instalam as unidades industriais com maior expressão em volume de negócios, número de trabalhadores, inovação e modernidade.
Estas são as empresas e marcas em evidência neste evento, a selecção nacional, do Ave e de Guimarães, numa montra que tem dado trunfos no comércio internacional com forte impacto na importação de divisas e contributos para a balança de pagamentos nacional. E que representam bem a região e o Norte.
Lista de Empresas:
- Bovi, Mundotêxtil, Crishome, Gipanolar, Domingos de Sousa, Rosacel, Têxteis DA, Almeidas Textiles, Leiper, April&May, António Salgado, Fateba, ACL Impex, Bestitch, Apertex, Bordalima, Piscatêxtil, Lumatex, Neiper Home, Vital, Têxteis Penedo, Carvalho, Mi casa es tu casa, JFAlmeida, Lasahome, Valentina, Sotegui, Marizé, Belfast, Degori, Giestal, Pereira da Cunha, Massal, Cotton Coleur, Confort Inovations, Alda Têxteis, Sorema, Isadora, Locama, Colmaco, Nosdil, JMRodrigues, JR Home, A.Ferreira, Finera, João & Feliciano, Somani, AMR, JPS Home, NewPlaids, Emme, GamaNatura, Adalberto, Vianatece.
📸 GA!
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.