No universo de desempregados que voltou a subir, há agora 6567, inscritos no IEFP, pertencente ao concelho de Guimarães e registados em Agosto.
O aumento do número de desempregados atingiu os 215, em Agosto e em relação a Julho. Mas há mais dados curiosos na leitura nos números do Centro de Emprego.
Um, flagrante, é o número dos homens e mulheres que procuram novo emprego: um exército de 6137 pessoas que representam 93,45% do número dos desempregados.
Este dado diz como está difícil a retoma da vida activa depois de uma perda de trabalho anterior. Sendo assim ficam de fora, do universo de desempregados, à espera do primeiro emprego apenas 430 jovens, de ambos os sexos.
Este declínio na procura de trabalhadores com experiência não se devem apenas ao facto da idade mas também à falta de qualificações e capacidades para o exercício de algumas actividades que perdem activos que não são substituídos num concelho onde há mais indústria.
Outro item tem a ver com o número de mulheres desempregadas: são agora 4013, ou seja 61,41% do total de desempregados, numa diferenciação por género, que persiste na sociedade e no mundo do trabalho.
Sobre quem perde emprego, o que há a dizer que os que foram despedidos em Agosto totalizam 191, os que se despediram foram 46 e os que acordaram a rescisão do contrato foram 44.
Mas nesta estatística são mais os que vão perdendo ocupação em função de contratos a prazo ou fim do serviço para que foram contratados. Foram 198 em Agosto.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.