13.4 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 25, 2025

Desemprego: 2025 começa com o maior número dos últimos 13 meses

Economia

São mais 185 do que em Dezembro de 2024. E os 6749 registados no primeiro mês do ano… entram no pódio dos últimos 13 meses com mais pessoas sem trabalho.

Só Março e Outubro do ano passado tiveram mais desempregados do que em Janeiro. Nesta bolsa de emprego, o sobe e desce mantém os homens e mulheres num patamar acima dos 6352 registado em Julho.

Agora, com mais investimento e com a economia activada pela conquista de novos mercados, criação de novos empregos, e novas empresas, o desemprego pode descer abaixo dos 5 mil cidadãos nesta situação social e laboral indigna.

Os desempregados mais novos – até um ano de inscrição no IEFP – estão perto dos 4 mil, o que dá sinal de precariedade no emprego. E os que procuram nova ocupação, depois de uma experiência sem trabalho, já são 6240.

As mulheres voltaram a sentir o desemprego (62) mais do que os homens (23). Os dois escalões etários que espelham o universo de pessoas sem trabalho são os dos 35-54 e mais de 55 anos. Nestes dois escalões há 4966 pessoas… ou seja 73,58%, o que pode ter consequências nas suas carreiras contributivas e nas respectivas pensões de reforma, no futuro.

O nível das colocações do IEFP – que significa satisfação de procura de desempregados e oferta de emprego pelos empregadores, atingiu em Janeiro de 2025, os 148, um número que se aproxima do melhor mês que foi Setembro de 2024 (no período dos últimos 13 meses) e chegou aos 158.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias