Com todos os tingimentos bio, em algodões orgânicos e na linha de bébé.
É desta forma que a empresa de Serzedelo quer surpreender o mercado, na Heimtextil 2024.
A imagem de marca dos seus produtos, na maior feira do mundo, do sector têxtil-lar, vão ser realçados pelo tingimento bio, utilizando pigmentos naturais, extraídos de fontes como plantas minerais e que, na sua maioria, são bio-degradáveis.
Mas o pleno das surpresas, completa-se com a opção já assumida na empresa, de não permitir o uso de produtos químicos, interditados por prejudicar a saúde; as tonalidades variam de acordo com a concentração do ingrediente na água e o tempo de exposição.
Os pigmentos naturais provêm das cascas de cebolas, do café, da beterraba, da curcuma, entre outros.
A opção da Crispim Abreu (CA) por uma produção mais sustentável é inspirada nas tendências que a própria Heimtextil apresenta, de forma pragmática e directa, adoptando o princípio de que “chegou a altura, de mudar de vez, os hábitos de consumo”.
Conceição Santos, estilista da empresa esclarece que a colecção da CA para a Heimtextil 2024, é composta por produtos à base de algodões orgânicos, de bambu, polyesters recyclados; e na fase de produção os tingimentos são feitos a baixas temperaturas e com menos água porque a que se utiliza no banho é tratada e utilizada três vezes na mesma partida. Os amaciadores vegan completam o conjunto dos acabamentos funcionais do processo de produção, controlando o odor e usando a regulação térmica inteligente.
“Estamos a apostar em têxteis fabricados à base de subprodutos vegetais: bananas, cânhamo, ananás, etc” – salienta Conceição Santos.
Justifica que “o cânhamo é uma planta bastante resistente, cresce espontaneamente e quase não precisa de água. Estas características conferem durabilidade, sem grandes riscos de alterações com as lavagens. A fibra de ananás é leve, semelhante ao linho, naturalmente brilhante. Lavável à mão e fácil de cuidar”.
No que toca ao valor da colecção que segue para a Heimtextil, a Crispim Abreu enumera a linha lazer com sacos de praia, sacos de piquenique, sacos de reutilização, necessaires, organizadores para sofás e telemóveis.
“O lema é tornar tudo mais fácil e simples de usar, desta forma é um três em um: numa só peça temos o conjunto todo!”
No que toca à apresentação do produto, “a embalagem das mantas também foi pensada de forma a eliminar qualquer invólucro adicional. Uma fita personalizada, ajustável a todas as medidas, assim como fitas decorativas em forma de pegas”.
“Teremos pela primeira vez alguns artigos pets, como abrigos, mantas com caixilhos e tapetes. Na linha de bebé os algodões são orgânicos e todos os tingimentos são bio! É uma mudança que começa no berço” – conclui Conceição Santos.
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