A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) assinaram, ontem, um protocolo de colaboração que prevê a mobilização de 200M€ pela Caixa em apoios às empresas associadas da CIP.
Reveste a forma de financiamento para antecipação de incentivos aprovados e de co-financiamentos de médio-longo prazo para apoio aos investimentos não enquadráveis, em projectos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, PT2030 e PT2020.
O acordo “envolve o lançamento de iniciativas conjuntas de capacitação empresarial, a divulgação de informação e de oportunidades no âmbito do PT2030 e Plano de Recuperação e Resiliência, e a promoção e colocação de linhas de financiamento da Caixa para apoio à actividade das empresas do universo associado da CIP”.
Os apoios da Caixa poderão também assumir a forma de garantias bancárias de boa execução ou de reembolso de incentivos, de financiamento de pacotes integrados de equipamentos e serviços de transição energética e digital no âmbito de parcerias temáticas com fornecedores protocolados pela CGD, e fontes alternativas de financiamento e capitalização para PME e Grandes Empresas com base na oferta e em novas soluções do Caixa-Banco de Investimento.
Estão previstos apoios para estruturação, montagem e colocação de obrigações grupadas; estruturação, montagem e colocação de dívida subordinada; apoio a clientes interessados em projectos de elevada dimensão, como sejam Descarbonização, Hidrogénio e Energias Renováveis; e prestação de serviços de assessoria em Fusões e Aquisições.
Os apoios a mobilizar enquadram-se na oferta Caixa PRR/PT2030 e nas várias linhas de crédito já protocoladas ou a disponibilizar, pela CGD com garantia do Fundo Europeu de Investimento (FEI), Banco Europeu de Investimento (BEI) e Banco Português de Fomento (BPF)/Garantia mútua.
A assinatura deste acordo foi concretizada durante a conferência “Os novos Programas Europeus e a Transformação da Economia Portuguesa”, coorganizada pela CGD e pela CIP, e que contou com a participação do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.