O regresso à competição maior do futebol nacional, depois da “experiência tempestuosa da Taça da Liga” poderá fazer com que a eliminação com o Tondela, seja mais um acidente de percurso no calendário da época 2023/24.
Numa actividade em que o que conta são os golos e os triunfos que dão pontos, o jogo com o Portimonense tem de ser encarado numa perspectiva de vencer, salvaguardando naturalmente a verdade de que tudo é possível em cada jogo.
O treinador confessou que a semana de trabalho, antes deste confronto, decorreu com muita conversa e muito trabalho. Os jogadores estiveram em campo e no estúdio a visionar vídeos.
E voltou a repetir que a sua equipa tem de ser “muito intensa”, no jogo com o Portimonense – o quarto jogo de Paulo Turra ao serviço do Vitória.
Admite que “o nosso sistema de trabalho está já numa fase bastante evoluída, resta sermos intensos com e sem bola, colocando em prática as ideias e comportamentos que temos trabalhado”.
No treino semanal, os jogadores foram preparados para as ideias e comportamentos que devem ter em campo e que o treinador deseja tenham correspondência prática. E insistiu que os jogadores devem evitar jogar para trás e para o lado, mantendo a cabeça no ar e com foco na baliza contrária, tentando surpreender o adversário e não deixando que a equipa adversária se realinhe e organize a sua defesa.
“Devemos ter posse de bola e jogar com verticalidade, atacando a linha.”
“Devemos ter posse de bola e jogar com verticalidade, atacando a linha” pediu Turra aos seus jogadores que não tem dúvidas de que “temos qualidade para dar uma resposta amanhã (Domingo)”.
O jogo com o Portimonense pode ser um meio para reconquistar os adeptos, descontentes com o desfecho com o Tondela e que ditou o afastamento da Taça da Liga. Uma surpresa que poucos esperavam.
Turra sabe que nesse jogo, o Vitória que não teve uma ideia clara de jogo. E com o Portimonense espera que a mecânica da equipa seja a mesma que ele vislumbrou durante a semana de treinos.
Só com vitórias é que os adeptos ficarão satisfeitos e ao lado dos jogadores. E serão eles a dar a melhor resposta aos seus anseios. “Se a equipa tiver um jogo agressivo os adeptos estejam do seu lado” – salienta.
“O futebol moderno faz-se muito de intensidade, não abro mão disso.”
Paulo Turra divulgou ainda o que treinou até hoje. Ensaiou os esquemas tácticos com os quais pode vencer o Portimonense, tem várias alternativas para um modelo de jogo definido. Porém, volta a lembrar que o Vitória será forte se jogar em profundidade no momento certo, ser eficaz nas transições defensivas e ofensivas “o futebol moderno faz-se muito de intensidade, não abro mão disso. De outra forma não teremos sucesso. Todas as nossas acções têm de ser cumpridas com intensidade” – revela o técnico.
Uma referência final para o adversário com um treinador que já esteve em Guimarães. Reconhece à equipa de Paulo Sérgio qualidade, apesar de não ter vencido no campeonato, tem jogadores brasileiros com valor. A equipa tem um jogo aéreo agressivo, dada a altura dos seus jogadores.
Revelou ainda que “o Afonso Freitas está totalmente recuperado. Treinou normalmente ao longo da semana e, por isso, está apto para o jogo”.
Foto © Vitória SC
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.