Para além da força da natureza, do seu espírito guerreiro, Francisca Jorge evidenciou a garra vimaranense tornando-se a soberana do Q8 Guimarães Ladies Open.
A portuguesa derrotou, na final do torneio, a norte-americana Liv Hovde por 6-3 e 6-4 ao cabo de uma hora e 32 minutos, de competição, aguentando uma dor na perna direita que a apoquentou quase desde o início da final. A equipa médica teve de intervir, no final do primeiro set e Francisca, também conhecida por Kika, continuou a impor-se à norte-americana.
O triunfo no Q8 Guimarães Ladies Open é, até agora, o maior da sua carreira e vai permitir-lhe uma posição incontornável no ranking do ténis mundial, colocando-se na 180ª posição, a partir de amanhã.
O feito da ‘rainha’ Francisca, com 24 anos, é sublinhado pela organização como “um dia histórico para o ténis português e para a cidade de Guimarães”.
Numa final presenciada por centenas de pessoas que encheram as bancadas do Clube de Ténis de Guimarães, a mais velha das irmãs Jorge entrou muito concentrada e decidida a não deixar a norte-americana Liv Hovde ganhar confiança.
Essa determinação fez com que Kika conseguisse um break a 3-1, reposto por Hovde que empatou a três jogos, mas, depois, fazendo uso de um primeiro serviço afinado, a portuguesa fez o 4-3 e quebrou novamente o serviço a uma promissora tenista norte-americana, de apenas 18 anos que deixou indicadores de se poder tornar numa das melhores do circuito profissional dentro de muito pouco tempo.
O 6-3 no primeiro set, em que cada ponto era disputado com uma intensidade impressionante, deu a Kika uma vantagem anímica mas também mais cansaço, e, a norte-americana parece ter percebido isso mesmo, forçando um pouco mais o ritmo e tentando tirar da zona de conforto a nossa melhor tenista. Muito equilíbrio até ao oitavo jogo, com um empate a quatro jogos, altura que o break conseguido pela mais velha das Jorge foi o momento crucial. A vimaranense ficou a um jogo do título que conquistou ao terceiro match point, celebrando efusivamente os que a apoiaram durante toda a semana e particularmente no dia de hoje.
“Acho que joguei muito bem e consegui algo que procurava e sonhava.”
“É muito especial ganhar em casa, perante o meu público, amigos e familiares. Acho que joguei muito bem e consegui algo que procurava e sonhava. Estou muito orgulhosa por ter alcançado este título”, afirmou a campeã Francisca Jorge no final.
Com este triunfo e pelo facto de ter sido finalista de pares, a tenista lusa arrecadou 9062€ de prize money, contra os 4645€ de Liv Hovde.
Na cerimónia de entrega de prémios estiveram José Fernandes, presidente do Clube de Ténis de Guimarães, para além do vice-presidente Jorge Castro e o director desportivo, Ricardo Martins, de Ricardo Almeida, administrador do Grupo Vapo Q8, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis e Nélson Felgueiras, vereador de Desporto do Município de Guimarães.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.