A Irmandade relembra a história e as origens: 1930 foi o primeiro ano de um acontecimento automobilístico que marcou Portugal. E na sua 46ª edição, os 95 anos da primeira realização serão lembrados.
Hoje, a Rampa da Penha renova essa efeméride, tenta reeditar o seu espírito, aproveitando o acontecimento para mostrar o lado turístico da montanha, as suas belezas naturais, aos adeptos das corridas automóveis.
Paralelamente, a Rampa da Penha, que se realiza este fim-de-semana, mantém intacto o seu interesse desportivo entre os que gostam de competições de montanha.
A Demoporto é a organizadora da prova, com o apoio da Irmandade da Penha, entre outras entidades, a edição deste ano será pontuável para os Campeonatos de Portugal de montanha, clássicos, legends, montanha 1300, kart-cross e rampa regional.
O programa do dia 5 de Abril (Sábado), começa às 13h30 com treinos e subidas oficiais (montanha 1300 e rampa regional), no dia seguinte, 6 de Abril (Domingo), os treinos e a competição terão início pelas 09h30.

“Assistir à Rampa da Penha é gratuito, ainda que sujeito a restrições. Devido aos vários condicionamentos à circulação automóvel, sugerem-se formas e meios alternativos para se aceder à estância turística da Penha, entre as quais o teleférico da Penha” – salienta a Irmandade num comunicado de imprensa.
O mesmo comunicado, defende que aquele evento desportivo gera “significativo impacto na economia local e alcançando importante repercussão mediática, divulgando Guimarães e a Penha, a Rampa da Penha atrai a atenção de inúmeros aficionados que, anualmente, se deslocam à estância turística para assistir à iniciativa”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.