O treinador do Vitória continua a acreditar na competência do plantel e na sua qualidade para atingir os objectivos do clube.
O dicionário de Pepa tem uma palavra vastas vezes repetida: “temos”.
“Temos isto e aquilo”, embala e sustenta o discurso do treinador. Agora no jogo com o Portimonense e depois do desaire em Barcelos, Pepa descobriu que, agora, “temos de canalizar a nossa energia para o que controlamos, que é o treino”. E insiste que “temos de nos focar no treino, aquilo que controlamos, colocar toda a nossa energia nesse trabalho”.
E depois? Explica que “só assim vamos voltar ao que pretendemos que é a vitória”. Referiu, ainda que tinha, após a derrota de Barcelos, apostado numa reflexão e fez isso, durante a semana, no trabalho de preparação do jogo de amanhã.
PORTIMONENSE – VITÓRIA SC | 17 JANEIRO 20H15 SportTV
Pepa deixou claro que o treino é a razão de tudo e sobretudo a força que há-de guiar a equipa para os triunfos. Por isso, em criar rotinas a partir do treino, em colocar a equipa a vencer, no trabalho, do plantel no intervalo de cada jogo.
Com o Portimonense, que está num lugar acima, na classificação, o Vitória já sabe o que é e o que vale o seu adversário, no início da 2ª volta, onde todas as equipas começam a disputar o campeonato das decisões.
Pepa já disse aos seus jogadores que para além de “uma visão transversal” do campeonato, os jogadores devem perceber que num “campeonato muito competitivo e equilibrado, são as equipas mais regulares que vão concretizar os seus objectivos”, os traçados e planeados na pré-época e aqueles que a competição vai oferecendo à medida que o campeonato se desenrola.
Ou seja, os jogadores do Vitória devem ter em mente, objectivos que podem alcançar no globalidade da competição e não se sujeitar a conquistas avulsas que podem não acrescentar nada ao objectivo final.
GRÁFICO DE FORMA VITÓRIA SC:
Já se sabe, porventura, desde os primeiros jogos do campeonato, que o campeonato português está diferente, mais competitivo, equilibrado, porque equipas e respectivos clubes entram na competição com tudo definido, precavendo surpresas.
É por isso que diz que “cada equipa pode ganhar em qualquer lado”, certamente lembrando do empate de ontem no Benfica-Moreirense.
E, amanhã, o Portimonense não será um adversário fácil pelo que tem feito até agora neste campeonato em que já nada é como era.
Contra os algarvios, Pepa troca o “temos” pelo “queremos”. E deseja querer que “eles tenham dificuldades”. Repete que no Vitória “a competência existe, a qualidade existe, e o melhor de cada um vai tornar o colectivo outra vez fortíssimo como já o foi”.
Mas “mais do que palavras, mais do que promessas, temos é de ser mais competitivos e mais competentes” – vaticina.
Voltando ao “temos” – “qualidade e de nos focar no jogo a jogo” e “só no próximo adversário e colocar a nossa energia em campo”, Pepa admite que “é isto que nos move”, no momento de viragem do campeonato, antevendo mesmo “uma grande viragem”.
“Mais do que estar com promessas, o nosso objectivo é falar menos e trabalhar mais”.
“Acredito sempre nos jogadores e no que podemos fazer. Temos de ter concentração, rigor, eficácia e competência. Não podemos estar agarrados ao passado e a coisas negativas, devemos olhar para o próximo jogo como mais uma oportunidade de dar a volta. Eu sinto mesmo isto, sai-me de cá de dentro, mais do que estar com promessas, o nosso objectivo é falar menos e trabalhar mais” – concluiu.
📸 Vitória SC
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.