Num jogo entre europeus – um consagrado esta época e outro à procura de uma primeira experiência – o Vitória e o Casa Pia são dois protagonistas que olham para o 5º lugar com ambição.
Luís Freire quer encurtar distâncias para os clubes acima na tabela classificativa. E a receita é simples: “temos de nos impôr”.
Será um jogo para testar a competitividade das duas formações quando o Vitória tende para se mostrar ao jeito do novo treinador, cujas últimas exibições – com o Braga e o Porto – deram apenas um ponto mas deixaram um lastro de qualidade.
Mesmo a partir da bancada, Luís Freire quer bater o Casa Pia, depois de ter sido castigado no Dragão – coisa que poucos compreenderam – até mesmo comparando com Bruno Lage que virou as costas ao árbitro a protestar como as imagens demonstram, sem qualquer penalização.

Freire sabe que o 5º lugar é algo apetecível para os dois contendores de Sábado. “Um jogo importante” em que o triunfo pode definir o futuro na classificação.
Espera o treinador que os seus jogadores assumam a mesma postura dos jogos anteriores tomando a iniciativa e utilizando várias combinações, de velocidade, de posicionamento, de atitude. Recorde-se que o Vitória surpreendeu o Porto utilizando as transições e tirando partido de características especiais dos seus atletas.
Mesmo dando como certo que Luís Freire já estabilizou o sector defensivo, sofrendo menos golos, agora terá de aproveitar os avançados – recentemente entrados no plantel – para desfeitear as intenções do Casa Pia, marcando mais golos.
“Só depende de nós e do nosso querer, com a ajuda dos adeptos.”
A história diz que o Casa Pia tem sido feliz em Guimarães mas não há dois jogos iguais. E com “a atitude adequada, só depende de nós e do nosso querer, com a ajuda dos adeptos, pensar em ganhar”. E claro ganhar mesmo, em dia de eleições do clube…
Indiferente sobre a sua presença no banco, o treinador acredita na sua equipa técnica: “eles sabem o que fazer”.
Por fim, falou da ausência de Gustavo Silva, admitindo que “não vamos tê-lo tão depressa, provavelmente só nos últimos jogos”. De resto, Luís Freire tem os restantes jogadores disponíveis, incluindo os centrais.
Foto © Vitória SC
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.