O Bloco, o primeiro espaço dedicado à modalidade de Bouldering – um tipo de escalada indoor, inaugurou a 14 de Janeiro e é o primeiro espaço dedicado à modalidade. Os escaladores vimaranenses e aspirantes têm agora um local especializado para praticar este desporto em ascensão, de segunda a sexta-feira, com acompanhamento aos iniciantes e aulas privadas ao sábado.
O projecto nasce do esforço conjunto de um grupo de jovens praticantes da modalidade, encabeçado por André Ferraz, que viram necessidades em colmatar a falta de informação e de espaços dedicados ao desporto na Cidade Berço. “Era uma necessidade que nós tínhamos. Nós estávamos a fazer viagens todas as semanas só para ir fazer escalada”, explica o fundador. André e a colaboradora, Joana Correia, tinham de se deslocar a Braga ou ao Porto para poderem praticar Bouldering num local especializado.
“Há muita gente que não conhece, muita gente curiosa e com vontade de experimentar.”
Joana acrescenta que o projecto surgiu, também, da vontade de “introduzir a modalidade à comunidade vimaranense”. “Há muita gente que não conhece, muita gente curiosa e com vontade de experimentar, então achamos por bem criar o primeiro espaço em Guimarães”, reitera.

Os dois atletas praticam Escalada há cerca de dois anos. Para ambos, a paixão surgiu como um modo de socialização. “Eu estava a fazer uma viagem por Portugal e conheci pessoas que estavam, naquele destino, a fazer escalada de outdoor e perguntaram se queria experimentar e eu experimentei e foi amor à primeira vista”, relata Joana. Para André, esse amor foi encontrado no Luxemburgo: “Li online que uma das boas formas de conhecer pessoas numa cidade nova é mesmo Escalada ou Bouldering e eu tentei e apaixonei-me”, confessa.
Quanto à recepção do projecto, “os primeiros indicadores são bons” baseado na inauguração que contou com a presença de “mais de 60 pessoas”, superando as expectativas dos fundadores. “Estes dias que estamos abertos, são três dias, mas temos tido inscrições todos os dias”, refere André.
GA!
Os jovens atletas dizem que “ainda é cedo” para perspectivar a abertura de mais espaços mas que “é uma possibilidade”. Dentro das possibilidades para o futuro inclui-se, também, a participação em eventos ou competições nacionais. Mais certo é a organização de eventos outdoor, “assim que o tempo o permitir”, para fazer Escalada clássica ou Bouldering outdoor.
“Se uma pessoa consegue subir uma escada, consegue fazer bouldering.”
Joana e André deixam a mensagem de que “escalada é para toda a gente, para todas as idades”, acrescentando que existe até Paraclimbing para pessoas com deficiência motora. “Se uma pessoa consegue subir uma escada, consegue fazer bouldering”, garante André. “Progride-se muito rapidamente, mesmo começando num nível muito básico, num mês as pessoas estão num nível médio”.
Actualmente, têm parceria com FunMove, um ginásio de CrossFit com quem partilham as instalações, e com a Decathlon, ligada ao equipamento necessário para a prática da modalidade.
GA!
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.