6.7 C
Guimarães
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023

Bloco: Primeiro espaço de Escalada em Guimarães

Economia

O Bloco, o primeiro espaço dedicado à modalidade de Bouldering – um tipo de escalada indoor, inaugurou a 14 de Janeiro e é o primeiro espaço dedicado à modalidade. Os escaladores vimaranenses e aspirantes têm agora um local especializado para praticar este desporto em ascensão, de segunda a sexta-feira, com acompanhamento aos iniciantes e aulas privadas ao sábado.

O projecto nasce do esforço conjunto de um grupo de jovens praticantes da modalidade, encabeçado por André Ferraz, que viram necessidades em colmatar a falta de informação e de espaços dedicados ao desporto na Cidade Berço. “Era uma necessidade que nós tínhamos. Nós estávamos a fazer viagens todas as semanas só para ir fazer escalada”, explica o fundador. André e a colaboradora, Joana Correia, tinham de se deslocar a Braga ou ao Porto para poderem praticar Bouldering num local especializado.

“Há muita gente que não conhece, muita gente curiosa e com vontade de experimentar.”

Joana acrescenta que o projecto surgiu, também, da vontade de “introduzir a modalidade à comunidade vimaranense”. “Há muita gente que não conhece, muita gente curiosa e com vontade de experimentar, então achamos por bem criar o primeiro espaço em Guimarães”, reitera.

Joana Correia e André Ferraz. 📸 GA!

Os dois atletas praticam Escalada há cerca de dois anos. Para ambos, a paixão surgiu como um modo de socialização. “Eu estava a fazer uma viagem por Portugal e conheci pessoas que estavam, naquele destino, a fazer escalada de outdoor e perguntaram se queria experimentar e eu experimentei e foi amor à primeira vista”, relata Joana. Para André, esse amor foi encontrado no Luxemburgo: “Li online que uma das boas formas de conhecer pessoas numa cidade nova é mesmo Escalada ou Bouldering e eu tentei e apaixonei-me”, confessa.

Quanto à recepção do projecto, “os primeiros indicadores são bons” baseado na inauguração que contou com a presença de “mais de 60 pessoas”, superando as expectativas dos fundadores. “Estes dias que estamos abertos, são três dias, mas temos tido inscrições todos os dias”, refere André.

📸 GA!

Os jovens atletas dizem que “ainda é cedo” para perspectivar a abertura de mais espaços mas que “é uma possibilidade”. Dentro das possibilidades para o futuro inclui-se, também, a participação em eventos ou competições nacionais. Mais certo é a organização de eventos outdoor, “assim que o tempo o permitir”, para fazer Escalada clássica ou Bouldering outdoor.

“Se uma pessoa consegue subir uma escada, consegue fazer bouldering.”

Joana e André deixam a mensagem de que “escalada é para toda a gente, para todas as idades”, acrescentando que existe até Paraclimbing para pessoas com deficiência motora. “Se uma pessoa consegue subir uma escada, consegue fazer bouldering”, garante André. “Progride-se muito rapidamente, mesmo começando num nível muito básico, num mês as pessoas estão num nível médio”.

Actualmente, têm parceria com FunMove, um ginásio de CrossFit com quem partilham as instalações, e com a Decathlon, ligada ao equipamento necessário para a prática da modalidade.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias