É a primeira prova do mandato de presidente da federação da modalidade de Domingos Castro, um “desafio” lançado ao Município de Guimarães que, pela quarta vez acolhe vários atletas.
Podem acorrer a Guimarães cerca de 4000 pessoas, para participar nas diversas provas deste campeonato nacional, que se realiza a 24 de Novembro (Domingo), a partir da Cidade Desportiva e nas Pistas Gémeos Castro.
A importância da realização deste evento desportivo, em Guimarães, para o atletismo local e nacional, foi sublinhada pelo vereador do Desporto, Nélson Felgueiras, “como um reforço do compromisso em apoiar o desporto e honrar o legado de grandes atletas da nossa região, como Domingos Castro”.
“Estamos preparados para receber os atletas e o público, garantindo as melhores condições nas nossas infra-estruturas”, afirmou.
Sublinhou, ainda, o vereador que se espera receber “cerca de 4000 pessoas, entre atletas, equipas técnicas e público. Este é um evento que envolve toda a comunidade e que trará uma dinâmica muito positiva para o nosso Município”.
Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, terá na 101ª edição masculina e 58ª edição feminina dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Longo, a sua estreia como responsável de uma das mais importantes federações do desporto nacional.
Um acontecimento que antecede o Campeonato Europeu que, este ano, se realiza em Dezembro, na cidade de Antalya, na Turquia.
Guimarães já recebeu por três vezes esta prova, sendo a primeira realizada em 1972, depois nos anos consecutivos de 2005 e 2006. Para o ano de 2024, Guimarães será palco da maior competição nacional de corta-mato, uma modalidade que, segundo Manuel Pacheco, responsável pelo Atletismo do distrito de Braga, “precisa de maior visibilidade para voltar a colocar grandes atletas da região nos pódios nacionais e internacionais”. Dulce Félix, presente nesta apresentação, será uma das caras promocionais deste género desportivo, num território que já lançou nomes como Domingos Castro ou Aurora Cunha no atletismo nacional.
O palco de todas as decisões está definido com início no Parque da Cidade Desportiva e a chegada a acontecer nas Pistas Gémeos Castro, com pistas de 1000, 1500 e 2000 metros, que serão intervencionadas nos próximos dias para prestar as melhores condições a atletas das várias categorias competitivas, entre juvenis e veteranos, bem como os familiares que os acompanham.
A organização afirma que são esperadas cerca de 4000 pessoas para competir e assistir às diversas provas que vão decorrer ao longo do dia 24 de Novembro. Até ao momento estão inscritos mais de 1000 participantes, um número que deverá ser ultrapassado nos próximos dias até ao fecho das inscrições.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.