São duas noites de frenesim musical, com palco nos jardins do Centro Cultural Vila Flor.
Hoje, a noite tem como atracção principal David Fonseca, um concerto que celebra os 25 anos da sua carreira de forma original, onde as histórias por trás de cada canção se revelam através de imagens, palavras e momentos multimédia. Começa às 22h30.
David promete levar-nos aos momentos privados de criação de cada um dos seus sucessos, desde as primeiras canções com os Silence 4 até às mais recentes na sua profícua carreira a solo, e abre a porta do seu universo pessoal como nunca antes visto em 25 anos de carreira. As ideias que fizeram nascer as canções, os seus protagonistas e a sua visão artística única num momento intimista de partilha e proximidade.
Porém, é Carolina Viana quem estica primeiro o Manta deste ano. Com Malva, em palco a partir das 21h30.
Depois dos dois concertos, o Manta estica-se com Berto, o DJ vimaranense que apresentará uma selecção de discos dançantes e que tem de “garantir que a vibração dos corpos continuará a pulsar pela noite dentro”, como escreve Rui Torrinha, director de programação de A Oficina.
Meskerem Mees, singer-songwriter belga abre a noite de Sábado, com momentos instrumentais que “trazem uma tonalidade melancólica, o violoncelo chora as suas plangentes notas musicais, a guitarra solitária suspira uma melodia efémera que se aloja no nosso cérebro, mergulhando-nos numa febre hipnótica cujas ressonâncias, temos a certeza, assentarão como uma luva nos matizes dos jardins do CCVF” – lê-se numa nota de imprensa.
A cantora e compositora britânica, Billie Marten estreia-se em Portugal com um concerto no Manta que promete ficar para a história. Em ‘Drop Cherries’, o seu quarto álbum, Billie Marten impõe ao ouvinte uma espécie de autorreflexão hipnótica. Todos sabemos que quando Billie Marten lança um novo disco nos espera um folk aveludado, salpicado com letras introspectivas e poéticas e uma composição cuidada e atenta. Não há muitos artistas aos quais possamos confiar, ano após ano, álbuns excelentes. Billie Marten está entre eles, entre os melhores deles, e disso seremos testemunhas nesta edição do Manta, no segundo concerto de Sábado, pelas 22h30.
Os Still Corners encerram os concertos do Manta 2024. Como projecto musical de Tessa Murray e Greg Hughes, o grupo formou-se logo após Murray encontrar Hughes por acaso numa estação de comboios, em Londres, em 2009. Esse encontro casual fez com que, ao longo da última década, a banda tenha lançado uma torrente de temas que são ao mesmo tempo meditativos, exploratórios e românticos, navegando num desert noir cintilante que se inspira na aura mística das vastas paisagens do deserto, premonitórias e enigmáticas.
Por fim, Tam, é o DJ que coloca a Manta final na edição deste ano, mostrando como se tornou um músico, gestor de editoras e cofundador da Wasser Bassin Records. Após o concerto dos Still Corners, será ele o responsável por garantir que a vibração dos corpos continuará a pulsar pela noite dentro.
Rui Torrinha escreve que “é assim o Manta”. Feito de noites em que “começamos sentados na relva e depois sentimos o espírito subir, subir, subir, vitalizando esse precioso sentido de presença e a também força da energia comunitária”.
Acredita que “este ano voltamos a apostar na revelação de artistas internacionais que justificam o sentido total de descoberta em alguns casos, e de absoluta confirmação noutros. Poder ouvir Still Corners, Billie Marten (estreia absoluta), David Fonseca, Meskerem Mees e Malva em duas noites consecutivas, é configurar o relvado do Vila Flor num ponto radiante do universo e fazê-lo ressoar pela poética única e intransferível de quem canta deste jeito. O Manta toca-nos no íntimo, porque vem de lá. Tal como a música que, delicada, nos devolve a confiança na beleza. Entre o relvado e as estrelas, o Manta lança cartas fortes para a playlist futura das nossas vidas” – conclui.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.