A Sociedade Martins Sarmento (SMS), que integra as comemorações locais do 25 de Abril, lembra que “as comemorações dos 100 anos do nascimento de Mário Soares são um tempo para evocar e tornar presente uma figura capital da nossa história contemporânea, cuja vida é inseparável da história do combate pela democracia em Portugal, pela sua instauração, defesa, consolidação e desenvolvimento”.
Responsável pela organização da exposição ‘Mário Soares: 100 anos’, com a colaboração da ‘Fundação Mário Soares e Maria Barroso’ que será inaugurada na galeria de exposições da Sociedade Martins Sarmento, Terça-feira, dia 22 de Abril, pelas 18h00, a instituição promove uma conferência com Joaquim Vieira, no salão nobre, no mesmo dia mas às 18h30.
Joaquim Vieira, jornalista e ensaísta ocupou cargos directivos no Expresso, na RTP e na Grande Reportagem, tendo sido provedor do leitor do Público. É autor da biografia ‘Mário Soares Uma Vida’, pelo que abordará um tema específico na sua intervenção: ‘Actualidade de Mário Soares, um século após o seu nascimento, meio século após o 25 de Abril’.
“Cem anos passados sobre o seu nascimento, importa saber por que razão se costuma dizer que Mário Soares foi, dos considerados ‘pais fundadores’ do regime constitucional saído do 25 de Abril, aquele que teve maior influência e de que modo o seu percurso político tem ou não aplicação na realidade portuguesa actual” – salienta a SMS numa nota de imprensa enviada às redacções.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.