15.1 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 25, 2025

Penha: Ministra da Cultura sugere elevação de Santuário a monumento nacional

Economia

A Ministra da Cultura, o Secretário de Estado Adjunto da Presidência e o presidente do Património Cultural, I.P., visitaram recentemente a estância turística da Penha, em Guimarães, tendo sugerido a classificação do Santuário da Penha como monumento nacional.

PUB

Dalila Rodrigues, Rui Armindo Freitas e João Soalheiro visitaram informalmente a Penha, juntamente com os deputados da Assembleia da República, Emídio Guerreiro e Ricardo Araújo. A visita foi conduzida por Roriz Mendes, Juíz da Irmandade da Penha, que se fez acompanhar por elementos dos órgãos sociais.

Aquando da visita ao Santuário – um exemplar único da arquitectura religiosa de Marques da Silva, inaugurado em 1947 – foi igualmente analisado o projecto de reabilitação do Hotel da Penha da autoria do conceituado arquitecto Noé Diniz que seguirá as linhas mestras de Raúl Lino, autor do desenho original.

“A um lugar de memória. Historicamente preservado e valorizado com um empenho e um trabalho extraordinário, o meu reconhecimento e a minha profunda gratidão”, registou a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, no livro de honra da Irmandade da Penha.

João Soalheiro, presidente do Património Cultural, destacou o “muito respeito” pela obra realizada e incentivou a irmandade “a abrir-se ao futuro com criatividade e toda a entrega”.

Gouveia e Melo visitou a Penha

O Almirante Henrique Gouveia e Melo deslocou-se à estância turística, para visitar a sede da delegação de Fuzileiros do Minho, o Santuário da Penha e o Memorial dos Fuzileiros (junto ao monumento a Gago Coutinho e Sacadura Cabral), tendo assinalado o momento com a plantação de uma árvore.

O memorial aos Fuzileiros integra a âncora da ‘Corveta João Coutinho F475’ – proveniente da Base Naval do Alfeite e posteriormente restaurada pela delegação de Fuzileiros do Minho – cedida por Gouveia e Melo quando exercia as funções de Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional. 

A Irmandade da Penha e a Associação de Fuzileiros subscreveram recentemente um protocolo que contempla a cedência de um espaço para sede social da delegação de Fuzileiros do Minho.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias