No âmbito do Minho Gastronómico, o Museu de Alberto Sampaio vai associar-se à programação do evento, que se realiza em Guimarães de 4 a 6 de Novembro, promovendo actividades próprias de participação livre.
O Museu Alberto Sampaio (MAS) apresentará, na manhã do dia 5, pelas 10h30, uma das mais recentes obras de Ana Marques Pereira, Luís de Sttau Monteiro Gastrónomo, que dá a conhecer esta faceta do escritor.
Ainda no Sábado, às 11h00, terá lugar a conferência intitulada Sopas, caldos e potagens, indo de encontro ao tema do evento, dedicado a Carnes e Caldos. O encontro é da responsabilidade da investigadora Ana Marques Pereira, que se tem dedicado ao estudo da gastronomia, da evolução dos hábitos de mesa e da história da alimentação em Portugal.
No mesmo dia, após a conferência, serão exploradas algumas obras do museu actualmente em reserva, como pinturas, pratas ou faianças seleccionadas de forma a proporcionar uma leitura mais completa e a contribuir para um maior conhecimento da evolução dos gostos e costumes da alimentação e dos serviços de mesa na região do Minho.
A programação conta, ainda, com o serviço educativo do MAS, a ocorrer em simultâneo, que desenvolverá uma actividade para crianças que inclui um teatro de sombras sobre um dos mais antigos mesteres do concelho, o de cutileiro.
Segue-se uma breve exploração de representações e objectos, contexto histórico e usos e costumes presentes nas peças, no circuito do museu, procurando, segundo o MAS, sensibilizar para a importância da educação alimentar nos dias de hoje.
O evento Minho Gastronómico, que este ano tem como lema Experimentar com a alma, provar com o coração, é uma iniciativa do consórcio Minho IN que engloba os 24 municípios da região, através das respectivas comunidades intermunicipais.
📸 GA!
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.