Passaram 21 anos, desde que se instituiu na Universidade do Minho, e hoje assinala-se essa efeméride.
A Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM) assinala o seu 21º aniversário, hoje, no auditório Zulmira Simões, no campus de Gualtar, em Braga. As comemorações podem ser acompanhadas em directo no canal da EMUM.
A sessão conta com intervenções do vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, do presidente da Escola, Nuno Sousa, bem como do professor Jaime Correia de Sousa, do presidente da Alumni Medicina, Nuno Gonçalves, e do presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina, Marisa Coelho.
O programa prevê ainda uma cerimónia aos recém-graduados e a entrega de prémios anuais a investigadores, docentes, técnicos e estudantes que se tenham evidenciado pelo seu percurso.
A EMUM – que até Outubro de 2016 se designava Escola de Ciências da Saúde – é uma referência nacional e internacional na área. O seu novo currículo formativo permite maior flexibilidade e autonomia para os estudantes, com o objectivo de formar “os médicos do futuro”.
O cluster desta Escola integra o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS/3B’s), o Centro Clínico Académico (2CA Braga), o Centro de Medicina Digital P5 e a Associação Ciência, Inovação e Saúde (B’ACIS).
No seu percurso destaca-se a qualidade e diversidade dos programas académicos, como a parceria com as universidades de Columbia e Thomas Jefferson (EUA); a afirmação da investigação em vários projectos com fundos europeus; a realização de um terço dos ensaios clínicos em Portugal; os inúmeros galardões individuais e colectivos, como o recente Prémio de Criatividade Tecnológica da SPA pelo ventilador pulmonar Atena; os certificados mundiais “Orpheus” pela excelência dos doutoramentos e “Aspire” pelo ensino e pelo envolvimento dos alunos; e o primeiro lugar nacional desde 2008 (ano dos primeiros graduados) nos exames de seriação para a especialidade médica. A identidade da Escola é marcada pela solidariedade e coesão, pela cultura da avaliação e pela transparência e responsabilidade social.
Ver mais: med.uminho.pt
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.