11.2 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Iniciativa “Cultura que Somos”: Ministro da Cultura visita Guimarães

Economia

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, está de visita à cidade esta Terça-feira, 18 de Outubro. O percurso contempla o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) e o projecto Bairro C.


A visita surge no âmbito da iniciativa dedicada à Cultura que Somos, que tem como objectivo conhecer e dar voz às acções, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa.

O percurso teve o seu arranque a 20 de Setembro no distrito de Lisboa, numa jornada integralmente consagrada à cultura urbana. O mesmo tema leva agora o ministro da Cultura a quatro concelhos do norte do país – Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães – que constituem o Quadrilátero Urbano, e que têm uma forte presença de associações culturais e de equipamentos dedicados à Arte e à Cultura.

“A função de um ministro da Cultura é, também, estar próximo e valorizar as dinâmicas culturais que existem no país”.

Na perspectiva de Pedro Adão e Silva, “é fundamental conhecer e dar a conhecer o que se faz na Cultura em Portugal. A função de um ministro da Cultura é, também, estar próximo e valorizar as dinâmicas culturais que existem no país, na sua diversidade, dando voz ao que se faz, muitas das vezes de forma pouco visível”.

De Novembro a Abril, a iniciativa Cultura que Somos abordará os temas: cultura para a inclusão, desenvolvimento local, arte contemporânea em rede, indústrias criativas, comunicação social regional e local e cineclubes.

Em Guimarães, Pedro Adão e Silva, que estará acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e pelo vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva e visitará, às 16h45, o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) e, às 17h45, o projecto Bairro C, com a presença de alguns dos artistas participantes.

Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA). 📸 GA!

O CAAA é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada em 2012, no advento da Capital Europeia da Cultura – CEC 2012, que tem como missão apoiar e estimular a criação artística e a aplicação de novos métodos de produção, promovendo a interacção entre as mais diversas áreas de manifestação artística – artes visuais, design, cinema, literatura, multimédia e artes do espectáculo – e arquitectura.

Foi criado por um grupo de arquitectos e artistas das mais variadas áreas com a intenção de gerar discussão e colaboração entre as diversas plataformas artísticas e tecnológicas, tanto através da partilha de um espaço físico como no envolvimento na programação cultural.

Neste espaço, está previsto um encontro com a produtora de cinema Bando à Parte, do realizador e produtor vimaranense Rodrigo Areias, e com representantes da Revolve, Elephant Musik, Capivara Azul e coro comunitário Outra Voz.

O Bairro C é um projecto do Município de Guimarães que pretende reinterpretar o território abrangido pela Zona de Couros, Teatro Jordão, Rua da Caldeiroa e percursos pedonais adjacentes até à Casa da Memória e Centro Internacional das Artes José de Guimarães e pretende reinterpretar discursivamente uma estratégia de desenvolvimento da cidade, assente na Cultura, Criatividade, Conhecimento e Ciência.

Mais do que um evento ou conjunto de eventos, pretende funcionar com um dinamizador de um laboratório social e experimentação de um modelo de desenvolvimento e de construção do futuro preconizado para Guimarães.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias