Eco-Escolas: Guimarães no topo de cidades distinguidas com galardão

56 instituições receberam a Bandeira Verde tornando Guimarães, novamente, num dos concelhos com mais Eco-Escolas em Portugal.


O concelho está, mais uma vez, no topo de municípios com mais escolas distinguidas. 56 instituições receberam a Bandeira Verde atribuída no âmbito do programa Eco-Escolas, em sinal de reconhecimento pelo trabalho ambiental realizado no passado ano lectivo e que agora foram reconhecidos pela acção desenvolvida, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade no ano lectivo 2021/22.

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido pela ABAE em Portugal desde 1996, e que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação Ambiental para a sustentabilidade.

Este ano foram galardoados 1898 estabelecimentos de ensino, de 243 municípios, num evento que reuniu mais de 2500 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país, e durante o qual decorreram múltiplas actividades, jogos e outras iniciativas dinamizadas por diversas entidades. 

Esta cerimónia decorreu na passada Quarta-feira, em Valongo e foram distinguidos, ainda, seis Eco Agrupamentos de Guimarães:

  • Afonso Henriques
  • Santos Simões
  • João de Meira
  • Vale de São Torcato
  • Caldas das Taipas
  • Abação

Para a vice-presidente da Câmara, Adelina Paula, que assume a tutela de Educação, “este número de distinções confirma a consolidação de um trabalho de continuidade, com o aumento do número de escolas em Guimarães que são reconhecidas pelas suas práticas ambientais. Estes galardões traduzem o resultado do excelente trabalho que é realizado por toda a comunidade educativa, desde estudantes, professores, pessoal não docente e famílias”.

O programa Eco-Escolas tem ligação com o programa PEGADAS e o Laboratório da Paisagem, o que, segundo Adelina Paula, fortalece “um trabalho sustentado de educação ambiental, fundamental para os desígnios de Guimarães, quer como candidata a Capital Verde Europeia, quer como cidade que trabalha para a neutralidade climática em 2030”

É conhecida a lista das instituições vimaranenses galardoadas:

EB1/ JI de Teixugueiras (Silvares), Escola Básica 2,3 D. Afonso Henriques, Escola Básica da Charneca, Escola Básica das Taipas, Escola Básica de Abação, Escola Básica de Bela Vista, Escola Básica de Cruz de Argola, Escola Básica de Gondar, Escola Básica de Infantas, Escola Básica de Monte Largo, Escola Básica de S. Romão, Escola Básica de Serzedo, Escola Básica de Vinha, Escola Básica do Vale de S. Torcato, Escola Básica e Secundária Santos Simões, Escola Básica Virgínia Moura, Escola EB 2,3 Abel Salazar (Ronfe), Escola EB 2,3 de Briteiros, Escola EB 2,3 de Pevidém, Escola EB 2,3 Egas Moniz, Escola EB 2,3 Fernando Távora, Escola EB 2,3 João de Meira, Escola EB Agostinho da Silva, Escola EB Agrolongo Sande S. Lourenço, Escola EB Igreja Sande S. Martinho, Escola EB Mosteiro, Escola EB S. Faustino, Escola EB Tabuadelo, Escola EB Vieite (Sande S. Clemente), Escola EB/JI de Mascotelos, Escola EB1 da Pegada, Escola EB1 de Longos, Escola EB1 de Pinheiral, Escola EB1 do Carreiro (Lordelo), Escola EB1 do Couto (Barco), Escola EB1 do Salgueiral, Escola EB1 Oliveira do Castelo, Escola EB1 Paço (Donim), Escola EB1 Penela Souto Stª. Maria, Escola EB1 Pinheiro, Escola EB1 Real nº2 de Fafião, Escola EB1/JI S. Roque, Escola EB1/JI Alto da Bandeira, Escola EB1/JI Calvos, Escola EB1/JI de Aula Conde, Escola EB1/JI de Briteiros S. Salvador, Escola EB1/JI de Stª. Luzia, Escola EB1/JI de Serrado, Escola EB1/JI de Vermis, Escola EB1/JI Monte (Guardizela), Escola Profissional Cenatex, Escola Profissional Profitecla, Escola Secundária de Caldas das Taipas, Escola Secundária Martins Sarmento, Centro Social das Taipas e Colégio do Ave.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também