No primeiro de dois fins de semana atravessados pelo festival, a tarde e a noite deste sábado vestem-se com três espectáculos entre o Centro Internacional de Arte José de Guimarães (CIAJG) e Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
Primeiramente, somos defrontados com dois projectos seleccionados para a Aerowaves Twenty22. Às 18h30, o coreógrafo, performer e cineasta italiano Jacopo Jenna apresenta Some Choreographies em estreia nacional. Um diálogo entre a bailarina Ramona Caia e uma série de vídeos projectados (com a colaboração de Roberto Fassone) de diferentes estilos de dança e sequências de movimentos. A coreografia desdobra-se num processo mimético de uma multiplicidade de elementos retirados da história da dança e da performance contada pelo cinema e pela internet.
Direitos Reservados
Pelas 21h30, abre-se espaço para mais uma estreia nacional, desta vez trazida pelo coreógrafo espanhol Jesús Rubio Gamo. Dramático e extraordinariamente visceral, Gran Bolero traz-nos uma nova dimensão da famosa composição de Ravel. Nesta coreografia, seis bailarinos de Madrid e seis bailarinos de Barcelona juntam-se para revisitar a partitura composta por Maurice Ravel em 1928 como se tratasse de uma transcrição orquestral de uma dança tradicional espanhola.
Direitos Reservados
Pouco depois, esta noite termina com Silent Disco em palco às 23h30, num espectáculo imersivo que acontece em discotecas, explorando o potencial da tecnologia das festas ‘silent disco’. Nesta peça de Alfredo Martins, o público forma uma comunidade temporária, guiada através de auscultadores pelo espaço vazio da discoteca, num trabalho que procura especular sobre a natureza do clubbing como um ato de resistência, capaz de reconfigurar formas de reflexividade, afectividade e corporalidade.
Ainda antes dos espetáculos, vai decorrer a primeira parte do Debate “Natureza, TRANSformação e outras práticas sensíveis: a felicidade que nos aguarda”, às 16h00, na sala de conferências do CIAJG. A moderação cabe a Cláudia Galhós e a entrada é gratuita, até ao limite da lotação disponível.
Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.