No primeiro de dois fins de semana atravessados pelo festival, a tarde e a noite deste sábado vestem-se com três espectáculos entre o Centro Internacional de Arte José de Guimarães (CIAJG) e Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
Primeiramente, somos defrontados com dois projectos seleccionados para a Aerowaves Twenty22. Às 18h30, o coreógrafo, performer e cineasta italiano Jacopo Jenna apresenta Some Choreographies em estreia nacional. Um diálogo entre a bailarina Ramona Caia e uma série de vídeos projectados (com a colaboração de Roberto Fassone) de diferentes estilos de dança e sequências de movimentos. A coreografia desdobra-se num processo mimético de uma multiplicidade de elementos retirados da história da dança e da performance contada pelo cinema e pela internet.
📸 Direitos Reservados
Pelas 21h30, abre-se espaço para mais uma estreia nacional, desta vez trazida pelo coreógrafo espanhol Jesús Rubio Gamo. Dramático e extraordinariamente visceral, Gran Bolero traz-nos uma nova dimensão da famosa composição de Ravel. Nesta coreografia, seis bailarinos de Madrid e seis bailarinos de Barcelona juntam-se para revisitar a partitura composta por Maurice Ravel em 1928 como se tratasse de uma transcrição orquestral de uma dança tradicional espanhola.
📸 Direitos Reservados
Pouco depois, esta noite termina com Silent Disco em palco às 23h30, num espectáculo imersivo que acontece em discotecas, explorando o potencial da tecnologia das festas ‘silent disco’. Nesta peça de Alfredo Martins, o público forma uma comunidade temporária, guiada através de auscultadores pelo espaço vazio da discoteca, num trabalho que procura especular sobre a natureza do clubbing como um ato de resistência, capaz de reconfigurar formas de reflexividade, afectividade e corporalidade.
Ainda antes dos espetáculos, vai decorrer a primeira parte do Debate “Natureza, TRANSformação e outras práticas sensíveis: a felicidade que nos aguarda”, às 16h00, na sala de conferências do CIAJG. A moderação cabe a Cláudia Galhós e a entrada é gratuita, até ao limite da lotação disponível.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.