11.3 C
Guimarães
Quarta-feira, Fevereiro 19, 2025

EEUM: uma semana a celebrar inovação, empregabilidade e graduação de alunos

Economia

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) viveu uma semana intensa e diversificada, com um conjunto de iniciativas que visam a promoção da inovação, empregabilidade, assim como a celebração do percurso académico dos seus estudantes.

As Olimpíadas de Engenharia 2025, uma competição inter-disciplinar organizada pelo ‘IEEE UMinho Student Branch’, reuniu estudantes de todos os cursos de Engenharia. Ao todo estiveram 12 equipas em competição ao longo de dois dias, aptas para resolver os desafios práticos que lhes foram colocados.

PUB

O ‘Dia do Emprego – Tomorrow Needs You’, decorreu no campus de Azurém, com a participação de 70 empresas e instituições, oferecendo mais de 4000 oportunidades de colaboração, seja em projectos dissertação em empresa, estágios de curta e longa duração ou vagas de emprego.

Os quase 7000 alunos interagiram com grandes empregadores nacionais e internacionais, conheceram as suas áreas de negócio, vagas em aberto e perfis de colaboração. Empresas como a Casais, Continental, Petrotec, DST, SAP, Borgwarner, ZF, assim como outros empregadores marcaram presença.

O ‘Polímeros Open Day’ promovido pelo departamento de Engenharia de Polímeros que teve a participação de empresas parceiras, exposições de produtos inovadores e a palestra de Filipe de Botton, CEO da Logoplaste, sob o tema ‘Uma Perspectiva Empresarial: Desafios, Conquistas e Lições de Vida’. O evento incluiu ainda acções de formação para professores do ensino secundário.

Também a ‘Mostra de Engenharia Electrónica’, com a apresentação pública de 16 projectos desenvolvidos por alunos do 3º ano da licenciatura em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores, abrangendo áreas como automação, robótica, energias renováveis e levitação magnética suscitou curiosidade. Paralelamente, a ‘Mostra EMBS’ (Engenharia Biomédica) exibiu projectos pedagógicos e de investigação.

A cerimónia de Graduação da Escola de Engenharia, iniciativa destinada aos cerca de 1700 alunos que concluíram os seus cursos no ano lectivo 2023/2024 revestiu-se de grande simbolismo para a comunidade académica, iniciando-se com um cortejo académico pela nave do campus de Azurém até ao auditório nobre, local onde decorreram as intervenções, assim como a entrega de prémios por parte de entidades parceiras e a actuação da Afonsina – Tuna de Engenharia da UMinho.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias