O catalão Josep Grau-Garriga, artista em destaque na edição deste ano da Contextile, é este Sábado (dia 23 de Novembro), pelas 15h00, no CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães), o tema da talk/conversa, bem como da apresentação do catálogo sobre a sua exposição.
Com a participação de Lala de Dios, curadora, historiadora de arte e professora de têxtil, Cláudia Melo, directora artística da Contextile, e outros artistas convidados, esta talk/conversa vai centrar-se sobre a importância da obra de Josep Grau-Garriga, um dos pioneiros da arte têxtil contemporânea na península ibérica.
Josep Grau-Garriga participou nas II, III e IV edições da ‘Biennale Internationale de la Tapisserie de Lausanne’ (1965, 1967 e 1969), referências no desenvolvimento da arte têxtil contemporânea e na revolução da tapeçaria que, abandonando a tradição do trabalho mural, entrou no campo da escultura expandida, conquistando primeiro o volume e depois o espaço através da criação de instalações de grande escala.
Nome fundamental da Escola Catalã de Tapeçaria, construiu, desde os anos 1970, uma relevante carreira internacional com exposições individuais nos EUA, Austrália e um pouco por toda a Europa. No início da década de 1990 mudou-se para Angers, em França, vivendo no centro do movimento da arte têxtil contemporânea naquele país.
Com curadoria de Esther Grau Quintana e Lala de Dios, os trabalhos de Josep Grau-Garriga podem ser apreciados no CIAJG, reunindo obras têxteis, únicas e de grande escala, produzidas entre 1972 e 1999, cujo fio condutor é a memória.
As suas criações revalorizam o tacto como elemento essencial das relações, connosco próprios e com o mundo exterior, pois cada tecido contém uma parte da história daqueles que o usaram e manipularam. Cada fibra guarda memórias de experiências relacionais que Grau-Garriga transforma nos protagonistas das suas obras de arte.
© 2024 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.