Tem uma programação mais diversa e inovadora e quer ser mais um passo na afirmação do estatuto ‘Guimarães Cidade Natal’.
O presidente da Câmara e o vereador da Cultura e Turismo defenderam as opções do programa concebido para celebrar o Natal já a partir de 1 de Dezembro.
Domingos Bragança referiu que a Câmara Municipal tem abertura, e sempre terá, para que propostas que possam chegar das várias associações, como por exemplo da Associação de Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) ou da Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH), possam contribuir para melhorar o programa, desde que concertadas com o programa já definido.
“A actividade económica – salientou – é muito importante, pelo que estamos sempre disponíveis para melhorar o programa, com o contributo das diferentes associações do comércio e da restauração”.
Concluiu dizendo que ‘Guimarães Cidade Natal’ insere-se num conjunto de eventos marca da cidade, como é o caso das Festas Gualterianas e das comemorações do 24 de Junho e da Feira Afonsina, e que é um “momento grande que coexiste com todos os outros momentos culturais da cidade ao longo do ano, pelo que o seu orçamento está sempre condicionado pelo investimento global na cultura”.
Domingos Bragança compara o investimento neste tipo de eventos com cidades vizinhas e que esta comparação só poderá ser feita à luz do que é investido também ao longo do ano.
E defende o evento ‘Guimarães Cidade Natal’ como marca de Guimarães, tal como outros, proporcionando momentos de cultura e lazer no espaço público da cidade, na quadra natalícia e no “virar de ano”, com o objectivo de fomentar o comércio tradicional, hotelaria e restauração, e de promover o encontro entre as pessoas, numa época em que impera, segundo Domingos Bragança, “a alegria e a fraternidade”.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo, referiu ser esta uma aposta reforçada que dá continuidade ao que considera “um caminho progressivo de afirmação territorial de Guimarães”, que colocou a cidade no roteiro das programações de Natal.
Como novidades, elencou as várias facetas da programação pensada para a abertura oficial do evento, no dia 1 de Dezembro (Sexta-feira) que levará muita animação às ruas da cidade e ao Toural, desde o início da tarde até ao fim da noite – e cujo momento oficial se dará com a ligação da iluminação de Natal, às 17h45 -, e a ampliação da área em que se vai realizar o Mercado de Natal, no largo Condessa do Juncal, que contará com duas tendas cobertas, sendo uma delas destinada a uma programação pensada especialmente para as crianças.
Paulo Lopes Silva disse ainda que, este ano, “a árvore de natal vai ser também apelativa durante o dia, e não apenas à noite”, e que Guimarães está a trabalhar para ser também ela apelativa ao longo de todo o ano no que diz respeito a eventos em espaço público.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.