Começa em Abril e vai até Junho, a programação que engloba as comemorações do 25 de Abril e actividades das associações que alinham neste consórcio artístico.
O Teatro Jordão, o espaço público, a Biblioteca, o Centro Cultural Vila Flor, o auditório dos Bombeiros de Caldas das Taipas, o CAR, a SMS são sítios onde se apresentarão espectáculos musicais, exposições, cinema.
As associações envolvidas são: o Cineclube, o CAR, a Sociedade Martins Sarmento, o CICP, o Convívio que se juntam com a Câmara Municipal na produção e dinamização de um leque de actividades culturais, sob o mote e o manto do ‘Abril com Cantigas do Maio’.
Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura, acentuou que esta programação foi influenciada pelos 50 anos do Poder Local e pelo Centenário do nascimento de Mário Soares. O primeiro acto deste programa é mesmo com a abertura da exposição ‘Mário Soares:100 anos’, em colaboração com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, que estará patente na Sociedade Martins Sarmento, de 22 de Abril a 31 de Maio. Nesse dia, e no mesmo local, Joaquim Vieira, jornalista, falará de ‘Mário Soares – Uma Vida’.
O vereador reforça “a programação abrangente ao território”, concebida pela divisão da Cultura e as associações, como “celebrações plurais, com figuras fundamentais para a democracia”, depois de Virgínia Moura e Zeca Afonso, também evocados no passado desta iniciativa.
“Numa época em que os ataques à liberdade de imprensa são cada vez mais evidentes.”
“Há muito que não se sentia a urgência de celebrar Abril, com paz, numa época em que os ataques à liberdade de imprensa são cada vez mais evidentes em alguns países onde se respeitam até mais os valores da liberdade” – afirmou Paulo Lopes Silva.
Sobre o modelo destas comemorações que vem desde 2018, reconhece o papel fundamental das associações e das suas propostas para o cartaz da iniciativa.
Carlos Mesquita, deixa evidente que o contributo do Cineclube de Guimarães, com a colaboração de Manuel Mozos, abordará ‘Alguns cortes: Censura’ a que a actividade cinematográfica se sujeitou antes do 25 de Abril, num filme curto.
Já o CICP – Centro Infantil de Cultura Popular – quer ‘Cumprir Abril’ com um mural que volta a ser colocado no Largo do Toural, no dia 24 (18h30) que mostra “o lado de apoio aos artistas plásticos” da associação como sublinhou o vereador da Cultura. Aliás, foi dito pelo autarca que “brevemente será assinado um protocolo entre a Câmara e o CICP sobre artes visuais, o que pode significar uma nova fase da associação”.

“Será colocado um microfone para quem quiser subir ao palco, expressar um pensamento.”
Torcato Ribeiro anunciou que ao lado do Mural haverá “uma plataforma elevada, onde será colocado um microfone para quem quiser subir ao palco, expressar um pensamento sobre o 25 de Abril – uma data que está por cumprir” – sublinhou.
O CAR – Círculo de Arte e Recreio – com a Escola de Música Professor José Neves, apresentará um espectáculo musical ‘Navegar entre Fausto e Paredes’, com artistas locais e uma fanzine, em Maio. “Uma iniciativa que estará aberta à comunidade escolar” – sublinha Marisa Oliveira que será apresentada no Teatro Jordão.
Há a destacar o concerto ‘Sons da Liberdade’, que está a ser produzido pela Banda da Sociedade Musical de Pevidém, Coro da Liberdade e Selma Uamusse que encherá, por certo, o grande auditório Francisca Abreu, no dia 24 de Abril, pelas 21h30.
A sessão solene da Assembleia Municipal, no Teatro Jordão, o concerto comemorativo, no Largo Condessa do Juncal, o ‘Memórias e Sonhos’ por um colectivo de artistas vimaranenses são actividades que se realizam no dia 25 de Abril.
Um dia em que actuarão Osmusiké no Teatro Jordão e o Bjazz Choir que cantará Abril no auditório dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
O Convívio entra nesta programação apresentando um ensemble da sua Escola de Jazz (30 de Abril) e exibindo um filme ‘Liberdade e Cinema Amador’, na ADCL, em São Torcato. Natacha Carvalho diz que o Convívio cumpre o propósito da iniciativa de “aproximar pessoas de algumas freguesias”.
Por fim, Antero Ferreira, da Sociedade Martins Sarmento, a quem compete a organização de um seminário ‘O poder local e o Papel das Assembleias Municipais’ destaca a participação de figuras importantes como António Cândido Oliveira, Vital Moreira e Alberto Martins. Um deputado de Santiago de Compostela abordará o mesmo tema tendo como pano de fundo o Poder Local na Galiza.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.