15.6 C
Guimarães
Sábado, Abril 26, 2025

Robótica: Fernando Ribeiro eleito presidente da Sociedade Portuguesa

Economia

Promover a expansão da comunidade de robótica em Portugal, reforçar a organização de competições e eventos, como o ‘Festival Nacional de Robótica’, organizar a conferência ‘IEEE ICARSC’ e a conferência ‘ROBOT’, apostar significativamente na educação e formação em robótica, são eixos do plano de acção do novo presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) e da sua direcção, no biénio 2025-2027.

Fernando Ribeiro, professor do departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, pretende estreitar relações com a indústria e contribuir activamente para a criação de políticas de robótica com um impacto social positivo.

PUB

A SPR, fundada em Abril de 2006 durante a sexta edição do ‘Festival Nacional de Robótica’ realizado em Guimarães, conta desde o seu início com Fernando Ribeiro como membro fundador, tendo participado activamente na elaboração dos seus estatutos. Já exerceu o cargo de vice-presidente da sociedade no primeiro mandato (2006-2008), presidido então por Norberto Pires da Universidade de Coimbra.

A lista agora eleita, por unanimidade, caracteriza-se por um equilíbrio entre membros com vasta experiência e jovens investigadores e profissionais, garantindo assim a funcionalidade e continuidade das actividades da SPR, bem como a sua renovação e projecção futura.

O professor Fernando Ribeiro na edição deste ano da RoboParty. © GA!

Importa realçar que o ‘Festival Nacional de Robótica’ é o evento que qualifica as equipas portuguesas para a participação no evento mundial, o ‘RoboCup’ (que este ano decorre no Brasil em Salvador da Baia, durante o mês de Julho).

Fernando Ribeiro sublinha que, perante “os crescentes desafios colocados pela inteligência artificial e robótica humanoide, a SPR irá intensificar esforços para aproximar a academia e o sector industrial, promovendo parcerias estratégicas que potenciem a inovação tecnológica e o desenvolvimento sócio-económico do país”.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias