O PubhD UMinho vai contar com a partilha informal de duas jovens preocupadas com problemas ambientais e sociais, às 21h15 do dia 16 de Novembro, no Rossio Bar, ao lado da Sé de Braga.
Esta 49ª sessão contará com discussões sobre membranas sustentáveis para remediação ambiental e tentar entender a falta de motivação dos estudantes de etnia cigana.
Ana Sofia Castro, estudante de Ciências do Ambiente, apresentará Ingrediente secreto: carapaças de caranguejos!: “Algumas das estratégias desenvolvidas para combater a poluição podem parecer muito improváveis. Como é que, carapaças de caranguejos, podem constituir o ingrediente chave na produção de membranas biocompatíveis e ecológicas? Estas membranas retiram poluentes da água sem constituírem por si, um problema ambiental”, lê-se na sinopse.
Esta investigação que será dada a conhecer decorre na Nanopaint, uma spinoff da Universidade do Minho, sob orientação de Daniela Correia e Pedro Martins.
Daniela Costa, aluna de psicologia, vai dar conta do tema Como GUIAr os alunos de etnia cigana?: “Por que é que os alunos de etnia cigana não se sentem muito motivados com a escola? Como é que pais e professores os poderão guiar?”
São estas algumas das questões a que Daniela, investigadora do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) do Centro de Investigação em Psicologia (CIPSI), tenta responder no seu estudo, orientada por Pedro Rosário.
📸 PubhD UMinho
Sobre o PubhD
O PubhD é um movimento internacional de divulgação informal da ciência, lançado em Nottingham (Reino Unido) em 2015. É no ambiente descontraído de pubs ou bares que ocorrem conversas informais, sobre projectos de investigação.
Os investigadores/ oradores desafiados usam da sua criatividade para, sem apoio de suportes multimédia, falar sobre os seus trabalhos com o público leigo que lhes fará perguntas sobre o assunto.
O PubhD UMinho é organizado desde Janeiro de 2016 pelo STOL, um grupo de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia-UMinho.
📸 PubhD UMinho
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.