O investigador vimaranense que aplica a Inteligência Artificial para resolver problemas na medicina foi distinguido como Personalidade do Ano pelo júri dos prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico.
Na 16ª edição dos prémios atribuídos pela Exame Informática, o júri, presidido pelo professor Arlindo Oliveira, decidiu, por unanimidade, premiar Jorge Cardoso como Personalidade do Ano.
Jorge Cardoso é engenheiro biomédico, formado na Universidade do Minho, investigador no King’s College de Londres e CTO do London AI Centre.
O cientista vimaranense construiu a biblioteca de cérebros sintéticos usando a rede de Inteligência Artificial aplicada à Medicina que ajudou a fundar, a MONAI. No hospital de King’s College, de onde foram extraídos os dados para a construção da base de dados, a ferramenta já está a ser posta em prática na classificação e definição do tratamento de pacientes que chegam à unidade de saúde com um AVC.
“Uma base de dados de cem mil cérebros representa um salto de gigante na compreensão de problemas como demência, envelhecimento e doenças neurológicas”, lê-se nas declarações do júri.
Outro exemplo, que também teve a mão, e o cérebro, do investigador português, é a identificação precoce e rigorosa de retinopatia diabética, através de um algoritmo de reconhecimento de imagem.
Os prémios Os Melhores & As Maiores do Portugal Tecnológico distinguem as personalidades, inovações, marcas e organizações que mais se destacam em Portugal na área da tecnologia.
📸 Exame Informática
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.