13.4 C
Guimarães
Sexta-feira, Janeiro 10, 2025

No Planet B: iniciativa da AMI financia projecto ‘Mini-Florestas, Grandes Impactos’

Economia

O objectivo principal deste projecto de educação ambiental, promovido pelo Laboratório da Paisagem (LP) é a criação de mini-florestas Miyawaki em escolas, com o intuito de fortalecer a conectividade ecológica, aumentar a bio-diversidade local e melhorar a resiliência climática.

A AMI – Assistência Médica Internacional, no âmbito da iniciativa ‘No Planet B’, justificou este financiamento, que visa promover a acção colectiva na resposta à crise ecológica.

“Melhorando a qualidade do ar e promovendo os habitats naturais.”

“Essas mini-florestas desempenham um papel importante na captura de carbono e na regeneração de eco-sistemas urbanos, melhorando a qualidade do ar e promovendo os habitats naturais. Através de sessões de capacitação e actividades de co-criação, alunos, famílias e a comunidade participarão activamente na plantação e monitorização das mini-florestas” – informa uma nota de imprensa do LP.

O projecto, terá uma duração de nove meses, a iniciar já em Janeiro de 2025, incluirá também actividades abertas à comunidade, permitindo uma ampla participação cidadã.

Guimarães já tem uma floresta urbana, situada junto à ecovia, na rotunda próxima da estação da CP, numa área de cerca de 800m2. Construída em 2021, sob o conceito Miyawaki, esta caracteriza-se por ser densa e multifuncional, apresentando um crescimento rápido, alta taxa de absorção de dióxido de carbono e uma capacidade de atracção de diversidade de espécies.

Funciona ainda como barreira sonora e é um recurso de referência na melhoria da qualidade do ar. No local foram plantadas já várias centenas de árvores e arbustos entre castanheiros, carvalhos, medronheiros, freixos, e outros. O espaço conta ainda com um charco e diferentes abrigos para espécies, procurando promover a bio-diversidade.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias