Guimarães foi a única cidade portuguesa seleccionada para a Iniciativa Cidades e Regiões Circulares, que apoia as cidades e regiões da Europa na implementação de medidas para a transição para uma economia circular.
Entre 100 candidaturas, Guimarães foi umas das 12 cidades europeias seleccionadas para o programa que conta com cidades pertencentes a 18 países diferentes, as quais assumirão o estatuto de Pilot Cities e 25 de Fellow Cities.
Trata-se de mais de 30 cidades, regiões e clusters territoriais europeus que implementarão a transição em escala local e regional.
Como Piloto, Guimarães irá projectar, implementar e dimensionar soluções sistémicas circulares com o apoio do gabinete de coordenação e apoio da Iniciativa Cidades e Regiões Circulares e os seus parceiros associados.
É possível consultar já algumas das medidas implementadas, no site rrrciclo.pt, entre elas: valorização das pontas de cigarro, valorização de resíduos verdes, reutilização da água das piscinas, entre outros.
“Volta a demonstrar o caminho que Guimarães tem feito na transição para uma Economia Circular”.
Citada em comunicado da Câmara Municipal, a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, mostra-se “muito satisfeita com esta selecção, porque volta a demonstrar o caminho que Guimarães tem feito na transição para uma Economia Circular, nomeadamente na área da gestão de resíduos”. Acrescenta que esta “é mais uma oportunidade para Guimarães partilhar a sua experiência, mas também reforçar o seu conhecimento nestas áreas”.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.