7.4 C
Guimarães
Sábado, Janeiro 18, 2025

Capital Verde: Graz (Áustria) e Vilnius (Lituânia) na final com Guimarães

Economia

São três as cidades com mais de 100 mil habitantes que disputam a final da Capital Verde Europeia. E duas que vão lutar pelo European Green Leaf 2025, a que concorrem cidades com pequenas áreas urbanas, como Viladecans (Espanha) e Treviso (Itália).

O título de European Green Capital and Green Leaf Awards vai distinguir as melhores cidades com políticas adequadas em áreas como a qualidade do ar, a água, a biodiversidade, espaços verdes e uso sustentável, o desperdício e o seu aproveitamento na economia circular, o ruído, as alterações climáticas e a adaptação a estes fenómenos.

O comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, declarou que a UE celebra estes cinco exemplares de cidades e áreas urbanas que lutam por atenuar os efeitos da poluição, as alterações climáticas e a crise de biodiversidade. E ressalta que estas cidades mostram como é possível oferecer melhor qualidade vida aos cidadãos e criar espaços de biodiversidade bem como ter medidas em sete áreas essenciais e que marcam os prémios de capital verde.

📸 Direitos Reservados

Agora, resta esperar pelo dia 5 de Outubro (Quinta-feira) quando em Tallinn, na Estónia, forem anunciados os vencedores das duas categorias de Capital Verde Europeia. Mas, entretanto, as cidades concorrentes ainda vão ter de demonstrar, perante um júri, a sua visão ambiental e o sistema de governança e de comunicação estratégica que vão utilizar em caso de vitória em 2023.

O vencedor terá um prémio de 600 mil euros para implementar a sua estratégia e sensibilizar e mobilizar os cidadãos e os parceiros na aplicação de todas as medidas propostas na candidatura. Mais abaixo é o prémio para a cidade vencedora do European Green Leaf, que é de 200 mil euros.

Para já as cidades candidatas ao European Green Award gozam do reconhecimento do seu esforço para se tornar finalista. E um feedback de especialistas independentes, com informações e comparações sobre outros candidatos, de modo a implementar a sua performance na estratégia ambiental e climática escolhida.

As cidades ganhadores vão criar um espírito de optimismo no seu território que pode atrair investidores e apoio nacional, para além do orgulho que os cidadãos terão em ser parte activa neste desafio de mudança. 

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias