Ambiente: Plano Director de Infra-estrutura Verde em 2026 nas propostas eleitorais de Ricardo Costa

Data:

Autárquicas 2025

O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, pretende a implementação do projecto da Conurbação de Espaços Verdes (CEV). Trata-se de uma “proposta estruturante que visa unir áreas verdes, agrícolas e fluviais, reforçando a ligação da cidade ao território e projectando Guimarães como referência nacional e internacional de sustentabilidade” – revela um comunicado da campanha.

Integrada na estratégia da Capital Verde Europeia 2026 e no compromisso de alcançar a neutralidade climática até 2030, a CEV prevê a interligação do Parque da Cidade, no seguimento da Penha ao Parque da Cidade Desportiva que liga às áreas agrícolas da Veiga de Creixomil e Silvares assim como aos parques urbanos e periurbanos de Selho, de Ardão, da Ínsua, Taipas e Praia Seca, bem como do corredor ecológico do Rio Ave.

O projecto inclui a criação de infra-estruturas de ligação verde, como caminhos pedonais e cicláveis, passadiços e pontes ecológicas, zonas de descanso e sombra, praias fluviais, painéis interpretativos, a recuperação de património rural (moinhos e levadas) e edifícios de apoio com arquitectura ecológica. Outro eixo fundamental é a valorização do território agrícola, integrando a Veiga de Creixomil e Silvares como espaços produtivos e pedagógicos, promovendo agricultura urbana e comunitária e protegendo a paisagem agrícola como elemento de identidade e memória colectiva.

“Queremos criar uma rede verde contínua que valorize o Rio Ave, proteja a nossa paisagem agrícola.”

Ricardo Costa sublinha que “a Conurbação de Espaços Verdes é mais do que um projecto ambiental, é um desígnio colectivo que inscreve Guimarães na vanguarda da sustentabilidade urbana”. E acrescenta: “Queremos criar uma rede verde contínua que valorize o Rio Ave, proteja a nossa paisagem agrícola e dê novas condições de bem-estar às populações”.

Entre os compromissos assumidos por Ricardo Costa estão ainda o Plano Director de Infra-estrutura Verde, em 2026, e a implementação faseada dos corredores ecológicos até 2027.

“Estamos a abrir caminho para um modelo de cidade moderna, resiliente e amiga do ambiente. Afirmar Guimarães é também afirmar uma nova forma de viver a cidade, em harmonia com a natureza e com qualidade de vida para todos”, reforça Ricardo Costa.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Vitrus Ambiente: novos administradores para os mesmos objectivos e desafios na limpeza urbana

Entram Alexandre Barros da Cunha e Natália Ribeiro, indicados...

PS: lança contra-ataque à comunicação da Câmara para defesa da herança socialista

A concelhia de Guimarães serviu-se da forma como foram...

Casfig: Eduardo Fernandes escolhido para transformar empresa

Era até agora adjunto do presidente da Câmara, depois...

Modatex: pólo vai para o AvePark e continua em Guimarães

O presidente da Câmara, informou os vereadores que a...