A Oficina: promove projectos artísticos de crianças de 14 agrupamentos do concelho

Data:

Os resultados dos projectos artísticos de longo curso levados a cabo em Guimarães pelo serviço de educação e mediação cultural de A Oficina, juntamente com os 14 agrupamentos escolares do concelho vimaranense são expostos no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e na Casa da Memória de Guimarães (CDMG), podendo ser visitados gratuitamente.

Lições Iluminadas (CIAJG). 📸 Direitos Reservados

Lições Iluminadas é um projecto artístico que procura unir e colocar em diálogo o lugar da escola com o lugar do museu, para gerar novos espaços de pensamento e experiência, tendo contado com a participação de 303 crianças e 14 professores/as nesta sua quarta edição. A respectiva exposição pode ser visitada no CIAJG a partir de hoje, 22 de Junho. Já a exposição Pergunta ao Tempo resulta de um processo de investigação e de criação artística sobre o património local, desenvolvido ao longo do presente ano lectivo, podendo ser visitada na CDMG. Nesta sétima edição participaram 286 crianças e 14 professores/as dos 14 agrupamentos de escolas de Guimarães.

Acrescendo a oficinas e visitas decorridas ao longo do ano, as respectivas exposições finais marcam temporalmente o final do ano lectivo 2022-2023 e dão mostras da criatividade e mestria de centenas de crianças.

Pergunta ao Tempo (CDMG). 📸 Direitos Reservados

Concretizada em 2022-2023, a quarta edição do Lições Iluminadas – subintitulada ‘O Passeio’ – foi construída através de um processo criativo contínuo com 14 turmas de crianças do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico (CEB) de escolas do concelho de Guimarães. A presente edição deste projecto, coordenada por João Lopes e com direcção criativa de Luísa Abreu, desenrolou-se com visitas à colecção permanente do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e oficinas no espaço da sala de aula de cada uma das escolas, transformado especialmente para estes momentos. Todo o processo resultante é agora exibido numa exposição colectiva no Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Nesta que foi a sétima edição de Pergunta ao Tempo participaram 14 turmas do 4º ano do 1º CEB, num total de 286 crianças e 14 professores/as, dos mesmos 14 agrupamentos de escolas de Guimarães. Desta experiência – com direcção criativa de José Silva e Teresa Arêde e coordenação de Marta Silva -, para além de visitas e oficinas, resulta esta exposição final, com criações que coabitam e dialogam com o próprio espaço museológico da Casa da Memória, que agora inclui os novos núcleos expositivos respectivos a cada uma das turmas.

De lembrar que a Casa da Memória de Guimarães e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães – e as suas várias exposições – podem ser visitados por público de todas as idades de Terça a Sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e ao Sábado e Domingo, das 11h00 às 18h00.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

CAISA: promove projecto internacional ‘Creating Sustainable Communities’

A CAISA, tornou-se numa referência nacional em projectos de educação,...

UMinho: 50 anos da Escola de Engenharia num livro de memórias

O 'Livro de Memórias da Escola de Engenharia da...

Concerto de Ano Novo: reforça papel da música nos Jovens Cantores de Guimarães

É um momento musical e, também, o início simbólico...

Exposição: o centenário da abertura do Café Oriental que marcou a história de Guimarães

Hoje e 100 anos depois e teríamos o Café...