O Plano Ferroviário Nacional esteve em debate, esta tarde, promovido pela CCDR-Norte e a ligação de Guimarães para o litoral e para o interior de Felgueiras e Vale do Sousa foi abordada.
O coordenador do Plano Ferroviário Nacional, Frederico Francisco, anunciou que a estação da linha de alta velocidade, em Braga, ainda está em estudo. Mas apontou o apeadeiro de Ferreiros como o que melhor servirá a cidade pela sua centralidade.
Adiantou ainda que todos os estudos que foram feitos sobre a alta velocidade estão a ser revisitados para definir qual é o melhor local.
“O ideal era que a estação do TGV fosse na actual estação da ferrovia” – disse Frederico Francisco. Porém, isso implicaria a construção de uma linha no subsolo da cidade de Braga muito extensa. Sobre a hipótese Nine, em Famalicão, onde começa a nova ligação de ferrovia até Valença, o coordenador do PFN admitiu que esteja a ser objecto de estudo.
“A eventual ligação a Guimarães” – nas suas palavras, Frederico Francisco apenas a abordou como possível se a estação da alta velocidade se localizar perto do norte da cidade de Braga, o que permitiria abranger todo o território do Quadrilátero Urbano onde Barcelos se incluiria.
Vários oradores interrogaram o coordenador do Plano Ferroviário Nacional sobre a ligação de Guimarães a Felgueiras e Vale do Sousa, mas nenhuma resposta foi dada.
O coordenador sustentou, ainda que o PFN não é mais “do que uma folha de papel com notas” com ideias a serem discutidas na sede das cinco comissões de coordenação do país, com associações, universidades e comissões intermunicipais e a partir das quais se confrontarão as propostas do governo e as críticas e sugestões da sociedade civil. Só daí resultará a versão final do Plano Ferroviário Nacional.
📸 PFN
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