Alterar o paradigma do Avepark, implementar um ecossistema de empreendedorismo e apostar na economia disruptiva são novas apostas.
O mote para “uma mudança de paradigma na economia” vimaranense é o trabalho em rede. Esta ideia foi apresentada por Ricardo Costa, vereador da Câmara Municipal, num encontro, por vídeo-conferência, entre empresas que formam o Set.Up Guimarães e o Avepark.
O vereador esclareceu que através da Divisão de Desenvolvimento Económico, o Município de Guimarães pretende uma maior aproximação das empresas integradas no Set.Up e Avepark, potenciando “o trabalho em rede e complementar projectos, reduzindo até os custos, implementando assim um ecossistema de empreendedorismo, com o apoio de mentores já definidos para as diferentes áreas dos projectos, desde a criação do design à internacionalização”.
Ricardo Costa destacou o momento de alteração de paradigma no Avepark, realçando a mudança da imagem já em curso e o reforço da marca, a fim de transpor uma mensagem de cariz internacional. “Não podemos continuar agarrados a uma economia reactiva e ao que o mercado pede. Precisamos de uma economia disruptiva, através de uma ligação do conhecimento ao tecido empresarial e à dimensão da governação, com pensamento de futuro”.
“Posicionar Guimarães no futuro e impulsionar a mudança de paradigma na economia portuguesa, criando marcas e patentes…”
Realçou as grandes marcas já instaladas no Avepark como a Farfetch, Instituto de Investigação 3B’s, o IPCA e proximamente o Instituto Cidade de Guimarães assim como a instalação do supercomputador. “Posicionar Guimarães no futuro e impulsionar a mudança de paradigma na economia portuguesa, criando marcas e patentes, partilhando conhecimento e experiências”, é um objectivo da Divisão do Desenvolvimento Económico e do Município como vincou o autarca.
O Set.Up Guimarães conta com mais de 35 startups apoiadas (mais de 100 empreendedores) e pelos eventos que promove, talks e webinares de apoio ao empreendedorismo passaram, ao longo de 2020, mais de 500 participantes.
© 2021 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.