A aplicação que vai permitir dinamizar uma relação de comércio electrónico entre os vimaranenses e os estabelecimentos comerciais, está pronta e esta semana fica disponível para utilização regular.
O Município de Guimarães dá uma ajuda à restauração e comércio tradicional, utilizando uma solução digital para incrementar relações comerciais entre estabelecimentos ameaçados pela pandemia e um universo vasto de consumidores. “Proximcity” funcionará como um quiosque electrónico, numa plataforma que servirá de montra digital para a generalidade do comércio vimaranense.
Há já cerca de uma centena de lojas aderentes a este marketplace, cujos contornos vão ser conhecidos quando a Câmara apresentar a sua funcionalidade e explicar a vantagem para quem compra e quem vende.
A Câmara Municipal vai aprovar a atribuição de dois tipos de vales promocionais (vouchers), num total de 80 mil euros, na reunião de Quinta-feira próxima. A ideia é incentivar o consumo nos estabelecimentos comerciais e de restauração no concelho. Os consumidores terão de aceder ao “Quiosque Electrónico”, uma plataforma digital que entra em funções já no início de Dezembro e pode ser descarregada para os telemóveis através das lojas Google Play (Android) ou da Apple Store (iPhone).
Com esta solução digital, desenvolvida de raiz, nos últimos cinco meses, o público poderá encontrar produtos de lojas vimaranenses e ementas de restaurantes de todo o território concelhio. Depois de se registar na plataforma “Proximcity”, o consumidor terá acesso a uma grande montra digital, actualmente com mais de uma centena de lojas já aderentes, podendo adquirir produtos vimaranenses em qualquer parte do mundo, sem sair de casa.
Durante os próximos três meses, ao efectuar compras no valor igual ou superior a 15 euros, seja no comércio tradicional, loja, ou restaurante do concelho de Guimarães que esteja registado no “Quiosque Electrónico”, os primeiros 15 euros serão convertidos num vale que, por sua vez, será descontado na compra final, numa medida que visa apoiar o comércio, restauração e similares.
Os vouchers são de atribuição única e são concedidos por ordem de registo de cada utilizador/consumidor, nas compras que faça na plataforma digital. O apoio da autarquia corresponde a um total de 40 mil euros em cupões, valor equivalente ao que iria ser gasto na festa de passagem de ano no Centro Histórico de Guimarães – que não será possível realizar-se em 2020 devido à actual pandemia.
Este serviço digital que agora o Município coloca no mercado de comércio tradicional e de outros sectores de actividade, pretende ainda “dinamizar, modernizar, inovar e tentar corresponder às necessidades e dificuldades deste tempo de pandemia, do comércio local, restauração, cafés, pastelarias e similares” – lê-se numa nota da Câmara Municipal. A aplicação garante compras seguras online a quem optar pelas lojas vimaranenses.
Nos próximos três meses, a Câmara Municipal vai garantir que qualquer artigo adquirido através por esta plataforma seja entregue gratuitamente no domicílio de cada consumidor, com residência na área geográfica vimaranense. O acordo resulta de uma parceria com a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) e a Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG).
Para este serviço de entregas, foi estabelecida a atribuição de mais um outro apoio financeiro até 40 mil euros, que será pago mediante a apresentação de relatórios onde constam os serviços de transporte prestados, designadamente, a data, número, valor da factura do produto/serviço do estabelecimento comercial, montante da factura do serviço de transporte, bem como o registo digital do pedido do consumidor que o efectuou.
© 2020 Guimarães, agora!