Depois de uma primeira parte enfadonha, o Vitória veio do balneário com alma de conquistador e deu a volta à desvantagem de 0-1 ao intervalo.
Pressionando quase incessantemente a equipa lisboeta, vencendo a barreira defensiva contrária, o Vitória passou a ter apenas um adversário: o guarda-redes do Estrela da Amadora Renan Ribeiro que, por duas vezes, fez duas defesas quase impossíveis.
Thiago Balieiro (52’) rematou de cabeça, na sequência de um canto e Renan Ribeiro voou para o impedir de marcar. Depois, num remate de Miguel Nóbrega que se desviava da baliza, a bola bateu em Noah Saviolo e sobrou para Thiago Balieiro (64’) que se encontrava à direita, atirando a bola para a baliza.
Um êxtase total de uma equipa que entrou para a segunda parte vestida de ‘fato macaco’ e disposta a virar o resultado.
O que aconteceu quando João Miguel Mendes cruzou rasteiro para a área onde Diogo Sousa (68’) apareceu a rematar e marcar o 2-1, golo que motivou celebrações dentro do campo e nas bancadas. E que de alguma forma retratava a raiva da equipa apostada em ganhar o jogo, com nova atitude.

Este Vitória com alma assustou o Estrela da Amadora que apesar de tudo não desistia da sua estratégia, saindo rápido rumo à baliza de Charles Silva. Jovane Cabral (59’) defronte de Charles Silva rematou com a pressão de um defesa vitoriano que fez a bola subir e morrer nas mãos do guarda-redes.
A ganhar, o Vitória não baixou a guarda insistiu na velocidade em lances mais disputados mas sem qualquer perigo. O Estrela da Amadora sentiu-se empurrado para a sua intermediária, já sem forças para manter a sua estratégia de jogo que teve sucesso na primeira parte e que lhe garantiu uma vantagem durante 54’ e que consistia em jogar a bola nas costas da defesa vitoriana.
Diogo Sousa que tem sido titular indiscutível e com boas prestações nos últimos jogos deu expressão ao triunfo plenamente justificado com a exibição e o querer da segunda parte, o que agradou aos 13.645 espectadores que foram ao estádio D. Afonso Henriques.
O Vitória alinhou com: Charles Silva, Tony Strata (Miguel Maga 74’), Rodrigo Abascal (Miguel Nóbrega 16’), Thiago Balieiro, João Miguel Mendes, Beni Mukendi, Diogo Sousa, Oumar Camara (Telmo Arcanjo 45’), Samu Silva, Noah Saviolo (Orest Lebedenko 92’), Gustavo Silva (Nélson Oliveira 45’).
Amarelos: Samu Silva (24’), Charles Silva (89’).
Golos: Thiago Balieiro (64’), Diogo Sousa (68’).
Foto © Vitória SC
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



