UMinho: tecnologias do CCG/ZGDV e PIEP vão ser dadas a conhecer ao tecido industrial

Data:

As novas soluções tecnológicas oferecidas pelo Centro de Computação Gráfica (CCG/ZGDV Institute) e pelo Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), situados no campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães vão ser apresentadas às empresas, no próximo dia 3 de Fevereiro (Terça-feira). 

Este contacto directo com demonstradores industriais e inovações visa responder a desafios concretos das empresas sobre modernização, produtividade, eficiência, qualidade e segurança. O evento tem entrada livre, mediante inscrição online prévia, e insere-se no projecto PRODUTECH DIH – Digital Innovation Hub, co-financiado pelos programas PRR e NextGeneration EU.

O open day tem o tema ‘Digitalização e competências estratégicas’ e vai apresentar casos aplicados em áreas como inteligência artificial, ciber-segurança industrial, robótica, realidade aumentada, automação, simulação, monitorização e sensorização, com impacto directo na competitividade industrial.

Interfaces da UMinho dão um passo na direcção das empresas mostrando como podem colaborar em projectos comuns. © Direitos Reservados

Por exemplo, gémeos digitais de linhas industriais, diagnóstico clínico assistido por IA, formação técnica com realidade virtual, plataformas de manutenção preditiva, solas de calçado que imitam a natureza, componentes plásticos reciclados e protótipos que valorizam resíduos industriais e pós-consumo.

Prevê-se ainda momentos de interacção entre empresas, investigadores e peritos, promovendo a partilha de conhecimento, a capacitação técnica e a identificação de oportunidades de colaboração. A iniciativa, que de manhã decorre no PIEP e de tarde no CCG/ZGDV, acentua assim a ligação entre o tecido empresarial regional e o sistema científico e tecnológico.

Neste âmbito, o consórcio PRODUTECH DIH, que envolve duas dezenas de parceiros no país, tem sido central na transição digital da indústria, reforçando a competitividade regional e nacional pelo acesso a competências especializadas, infra-estruturas tecnológicas e serviços de inovação.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Acordo UE-Índia: bom para uns e mau para outros e têxteis, vestuário e calçado podem sofrer

O sector do têxtil, vestuário e calçado, estão identificados...

2025: Dezembro foi o mês com menos desempregados do ano

Começou com 6.749, em Janeiro, e depois foi descendo...

Heimtextil: Ricardo Araújo acompanha Secretário de Estado da Economia na visita à feira

O Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira...

Heimtextil: empresas repetem… “venham os clientes!”

Com muitos e bons artigos na gama do têxtil-lar...