Turismo: criadores reúnem-se em Guimarães para atribuir os ‘World Tourism Film Awards’

Data:

Abriu, hoje, a 37.ª edição dos ‘World Tourism Film Awards’ (WTFA) que decorrem, pela primeira vez, em Portugal e na cidade de Guimarães, e têm palco no Teatro Jordão.

Acolhe profissionais, criadores, especialistas e entidades ligadas ao turismo e à comunicação audiovisual de todo o mundo, durante dois dias. 

PUB

A vereadora do Turismo e da Cultura, Isabel Ferreira, sublinhou a relevância do encontro internacional para a projecção do concelho e para o reforço da sua estratégia cultural e turística. Destacou o evento que “reúne criadores e destinos de todo o mundo” e que se assume como “uma celebração da narrativa, do talento, da inovação e da criatividade”. Lembrou que estes prémios servem para reconhecer a excelência do sector, mas vão muito além disso constituindo, também, “um convite a reflectir sobre a forma como os territórios contam a sua história, mostram a sua cultura e projectam o seu futuro”

Isabel Ferreira evocou, as Festas Nicolinas, como símbolo da identidade vimaranense, lembrando que estas celebrações “mudam a cada geração, mas nunca perdem a sua essência”. Um exemplo que traduz bem a forma como Guimarães se mantém fiel à sua história permanecendo, simultaneamente, aberta a novas ideias e à criatividade.

Amanhã serão conhecidos os vencedores dos filmes de turismo submetidos a concurso. © Direitos Reservados

O primeiro painel do dia, foi dedicado à ‘Sustentabilidade em Acção: Liderar a Transição Verde na Comunicação Turística’, que reuniu Michelle Masperi (UN Tourism), Carlos Ribeiro (Guimarães – European Green Capital 2026), Korina Gutsche (BLUECHILDFILM), Filipe Pereira (CARMA CPLP) e Alberto Fernandez (Normmal). O debate reforçou a importância da sustentabilidade como pilar central do futuro da comunicação turística e destacou a crescente responsabilidade dos destinos e dos conteúdos audiovisuais na promoção de práticas mais conscientes e alinhadas com a transição ecológica. 

Ao longo do programa do dia, os participantes tiveram contacto com múltiplos estudos de caso internacionais, desde a Eslovénia ao Montenegro, Sarajevo, La Guajira, Suíça, Madrid e Düsseldorf, que ilustraram tendências emergentes na criatividade, no storytelling e nas estratégias de promoção turística. A jornada de hoje encerra com um cocktail de boas-vindas no Paço dos Duques, acompanhado por um momento cultural protagonizado pelos Nicolinos e por uma visita guiada ao monumento, reforçando a ligação entre a autenticidade local e a hospitalidade que caracterizam Guimarães. 

A gala oficial dos ‘World Tourism Film Awards’ terá lugar amanhã, dia 5 de Dezembro (Sexta-feira), onde serão distinguidos os melhores vídeos de turismo do mundo, culminando o Circuito CIFFT e fortalecendo o papel de Guimarães, enquanto plataforma internacional de criatividade, cultura e comunicação turística.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Turismo: final da ‘World Tourism Film Awards’ é em Guimarães

Mais de quatro mil vídeos promocionais, de cerca de...

Gastronomia: ‘Mostra dos Caldos, Sopas e Papas’ é património a ser preservado

Foi a terceira 'Mostra dos Caldos, Sopas e Papas',...

Turismo: Guimarães partilha a sua identidade única na INTUR em Valladolid

A INTUR - Feira Internacional de Turismo de Interior,...

Gastronomia: voltam os Caldos, Sopas e Papas em Novembro

A 3.ª Mostra Gastronómica dos Caldos, Sopas e Papas,...