É uma homenagem de Raúl Rocha ao ex-presidente da Câmara Municipal de quem foi assessor. E um retrato escrito e fotográfico no qual o autor fala “das paixões, aprofundamentos e intuições políticas” de um homem que marcou Guimarães, através da sua acção política.
Escreve Raúl Rocha que António Magalhães foi o presidente mais tempo no poder, 24 anos que vão de 1990 a 2013, e que consolidou a cidade como cosmopolita, integrante da Europa e do Mundo.
Lembra, também, o percurso do deputado que depois foi autarca, destaca a boa relação com Cavaco Silva contribuindo para a chegada de Guimarães a Portugal e ao Mundo, não fazendo “geminações de papel”.
Raúl Rocha não esconde o período em que “o PS local viveu o seu período interno mais difícil quando uma nova geração, onde me incluía e que Magalhães tinha escolhido para a sua sucessão no poder interno”.
Ao longo de quase 200 páginas, é lembrado o percurso que o levou até 2012 na presidência da Câmara, da CEC 2012, de Francisca Abreu e da presidência da Assembleia Municipal – já no primeiro mandato de Domingos Bragança.
O livro será apresentado no Paço dos Duques de Bragança, amanhã, Terça-feira, dia 28 de Outubro, pelas 18h00.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



