O júri deliberou, por unanimidade, atribuir o primeiro prémio a Beatriz Guimarães, com o pastel ‘Arralbadinho’, distinguido pela autenticidade dos ingredientes e pela ligação à tradição local. O doce combina produtos regionais como o calondro, a abóbora menina e o marmelo, resultando numa sobremesa simples, equilibrada e de forte identidade vimaranense.
Este prémio decorre do concurso que elegeu a nova especialidade doceira de Guimarães, uma iniciativa promovida pela Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG).
Composto pelo vereador da Cultura e Turismo Miguel Oliveira, pelo director do departamento de Cultura e Turismo José Nobre, pelo chefe de divisão de Cultura Paulo Covas, pela membro da direcção da ACTG Rita Freitas, pelo chef Mário Moreira, pela consultora alimentar Lara Ribeiro, o júri destacou a elevada qualidade dos trabalhos apresentados, o que tornou a escolha dos vencedores particularmente difícil.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a João Carlos Freitas, com o pastel ‘Brasões’; Ana Alvéolos, com o ‘Curd de Calondro e Vinho Verde’; e Fernando Oliveira, com o ‘Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos’.
O voto do público recaiu precisamente sobre o ‘Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos’, da autoria de Fernando Oliveira, que se destacou com uma votação expressiva e entusiástica por parte dos visitantes.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



