EarthCheck: Guimarães entra na rota do turismo sustentável

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O Município de Guimarães integra a ‘EarthCheck Destination Standard’, uma ferramenta de avaliação e monitorização ambiental e de desempenho turístico.

A certificação enquanto destino de turístico sustentável de Guimarães obteve o grau de prata da ‘EarthCheck’, um patamar aceitável nos destinos que seguem as mais exigentes práticas de sustentabilidade no turismo.

A distinção coloca o Município entre o grupo restrito de destinos certificados de acordo com o ‘EarthCheck Destination Standard’, ferramenta de avaliação e monitorização ambiental e de desempenho turístico utilizada em todo o mundo.

Durante as celebrações do Dia Mundial do Turismo, que decorreram em Guimarães nos dias 26 e 27 de Setembro, João Gomes, representante do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), deu nota desta informação.

Um colóquio sobre ‘Guimarães, uma visão de futuro’, realizado no Teatro Jordão, centrado no tema definido pela Organização Mundial do Turismo para 2025: ‘Turismo e Transformação Sustentável’, juntou Miguel Oliveira, vereador do Turismo da Câmara Municipal, João Gomes, do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo; Mário Nunes, da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação – Organização Não Governamental que implementa, desde 2007, o Galardão Green Key em Portugal -; Ismael Riendada da ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável; e Alexandra Malheiro, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave. 

A certificação surge depois de um processo que o Município tem vindo a desenvolver para consolidar políticas de sustentabilidade ambiental, social e económica. O selo ‘Silver’ permite a Guimarães um instrumento de gestão e comunicação de grande relevância, ao reforçar a credibilidade junto de visitantes, parceiros e investidores, enquanto contribui para a promoção internacional do território.

Segundo a ‘EarthCheck’, entre as principais vantagens da certificação estão o reconhecimento e a credibilidade, a aplicação de boas práticas de gestão, o acesso a ferramentas de marketing e a capacidade de demonstrar, com base científica, os resultados do desempenho ambiental e turístico do destino.

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