Alargamento da UE: jovens são os que mais apoiam a entrada de novos países

Data:

O último inquérito Eurobarómetro mostra que os jovens europeus estão entre os mais fortes apoiantes do alargamento da União Europeia (UE).

A Comissão Europeia publicou esta semana um novo inquérito ‘Eurobarómetro Especial’ que mostra que os jovens europeus apoiam fortemente o alargamento da UE: cerca de dois terços dos inquiridos com idades compreendidas entre os 15 e os 39 anos partilham a opinião de que os (potenciais) candidatos devem aderir à UE, logo que preencham as condições necessárias, enquanto 56% são a favor de um novo alargamento da UE e consideram que este é benéfico para o seu próprio país.

De acordo com os inquiridos, as principais vantagens do alargamento da adesão à UE estão relacionadas com a segurança e a defesa, com uma economia e competitividade mais fortes e com a influência global da UE no mundo. No entanto, 67% dos cidadãos afirmam não se sentir bem informados sobre o alargamento.

Foram também realizados inquéritos nos países candidatos e potenciais candidatos e, de um modo geral, demonstram o apoio global à adesão à UE. Nos Balcãs Ocidentais, o apoio mais elevado regista-se na Albânia (91%) e na Macedónia do Norte (69%), enquanto os inquiridos na Sérvia apresentam o apoio mais baixo da região, com 33%. 

Na vizinhança oriental, a Geórgia e a Ucrânia apresentam 74% e 68% de apoio, respectivamente. Os albaneses também têm a imagem mais positiva da UE (82%), enquanto na Sérvia a percentagem é a mais baixa (38%). Na Moldávia, mais de metade dos seus cidadãos têm uma imagem positiva da UE (55%), ao passo que esse número é inferior na Ucrânia (49%) e na Geórgia (43%).

Na Turquia, um inquérito semelhante revelou um apoio à adesão à UE de 49,9%, enquanto 50,7% dos cidadãos consideram a UE positiva.

Os resultados do inquérito ajudarão a informar os esforços da Comissão para envolver o público, tanto na UE como nos países candidatos e potenciais candidatos, na política de alargamento da UE.

Informará igualmente os trabalhos da Comissão sobre a melhor forma de comunicar os progressos realizados, nomeadamente no âmbito do ciclo anual de apresentação de relatórios sobre o alargamento.

O ‘Eurobarómetro Especial’ e os inquéritos de percepção foram realizados através de entrevistas presenciais entre Fevereiro e Junho de 2025.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

“A União Europeia é o melhor projecto de solidariedade entre os povos que o mundo conhece”

Discurso do presidente do Conselho da União Europeia, António...

União Europeia: um mercado único mais simples no horizonte

A Comissão Europeia apresentou uma estratégia para o mercado único destinada...

UE: 8,1 mil milhões para acelerar transformação digital

A União Europeia (UE) lançou uma nova fase do...

UE pós 2027: Parlamento Europeu estabelece prioridades do orçamento

Orçamento pós-2027 deve reflectir as actuais realidades geo-políticas, económicas...